Aula 49 O destino manifesto

TEMA: O destino manifesto

Nossa aula foi:

8ºA, segunda-feira, 22 de abril de 2024. Retomada segunda-feira, 22 de abril de 2024. Retomada terça-feira, 23 de abril de 2024. Retomada terça-feira, 23 de abril de 2024.

8ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..

EIXO TEMÁTICO

Conexões e escalas

 

HABILIDADES

(EF08GE07-A) Conhecer o processo histórico, até o final do século XX, do fortalecimento político-econômico estadunidense no cenário mundial.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial:

 

CONTEÚDO

EUA, China e Brasil – relações socioeconômicas

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é trabalhar questões socioeconômicas dos EUA em um ponto de vista histórico.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e interpretação de texto.

Incialmente abordaremos a questão do destino manifesto por meio da análise da gravura Progresso Americano, 1872, de John Gast. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo.

Na primeira retomada da aula trabalharemos as conquistas dos EUA no contexto da colonização. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo.

Na segunda retomada da aula trabalharemos as conquistas dos EUA no contexto da consolidação do território com base no expansionismo. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo.

Na terceira retomada da aula trabalharemos as conquistas dos EUA no contexto internacional. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo.

Na quarta retomada da aula trabalharemos uma linha histórica das conquistas dos EUA no que se refere ao expansionismo territorial. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo.

 

MATERIAL:

A gravura do Destino Manifesto

https://www.youtube.com/watch?v=LhS8xF6dt6M

No decorrer do século XIX, os EUA expandiram suas fronteiras para o oeste ocupando terras mexicanas, indígenas e conquistadas por países europeus. Mais uma vez, a ideologia do colonizador reaparecia para justificar a conquista. Cabia aos americanos do leste, cumprindo uma missão divina, levar ao oeste selvagem o progresso, a palavra de Deus e a civilização. A ideologia do Destino Manifesto pode ser percebida nesta gravura. Nela, uma clássica mulher branca flutua ao centro da composição delimitando o contraste entre a área de luz, o Leste, e a área de sombras, Oeste. A alegoria feminina levando para o Oeste o fio do telégrafo, um livro e uma estrela brilhante representam o progresso americano. A casa, as embarcações vistas ao longe, as ferrovias, o telégrafo e as diligências simbolizam o avanço levado pelos colonizadores. Indígenas, ursos e búfalos, os antigos habitantes do Oeste são empurrados para fora do campo visual. A escuridão os acompanha. O ritmo e o movimento das formas conduzem nosso olhar ao oeste selvagem que vai sendo aos poucos iluminados pela expansão do progresso.

 

Doutrina do destino manifesto (Wikipedia)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_do_destino_manifesto

 

O destino manifesto e suas origens históricas

https://www.youtube.com/watch?v=zY8OOQX2AkY

O contexto histórico do Destino Manifesto foi construído logo após a independência dos EUA em 1786;

Os franceses negociaram com os americanos em 1803 a venda da Luciana por necessitarem de dinheiro para financiar as guerras napoleônicas na Europa;

Após aquisição dessa Nova Terra, os americanos decidiram comprar a Flórida ampliando o espaço territorial das treze colônias;

O Alasca foi negociado com os russos em 1867;

Essas aquisições motivaram os americanos a continuarem ocupando e conquistando novas terras ampliando assim o domínio em direção ao Pacífico;

Os EUA teriam territórios banhados por dois oceanos;

As guerras europeias fizeram com que os países do velho continente negociassem com os EUA a venda de terras no intuito de adquirirem recursos financeiros para investir em armas e combater seus inimigos;

Essas guerras fizeram com que os inúmeros europeus migrassem para a América a fim de recomeçar a vida e participar do avanço territorial em direção ao Oeste ocupando assim muitas terras;

O Destino Manifesto foi a crença que os americanos deveriam expandir os territórios das treze colônias em direção ao Oeste;

O termo Destino Manifesto foi criado em 1845 por Sullivan para incentivar a ocupação das terras a oeste expandindo do meio americano para a costa do pacífico;

A venda de terras que pertenciam à França para os EUA fez com que os americanos pensassem a respeito da expansão de suas fronteiras;

Essa exposição se deu não apenas por meio do acúmulo de terras mas por questões culturais ao levar para os outros povos a civilização, o progresso, o desenvolvimento e a democracia republicana;

Os EUA destruíram vários povos nativos;

A participação individual e a predestinação são características das religiões protestantes, que estavam presentes nos EUA, também ajudou a colonização inglesa;

Essas ideologias colaboraram para a popularização do Destino Manifesto;

Os americanos acreditavam que era uma missão Divina avançar para o Oeste e ocupar o Território que pertencia aos indígenas e mexicanos, como a região onde hoje é o estado norte-americano do Texas;

Inúmeros americanos compraram a ideia e organizaram caravanas para buscar melhores condições de vida e riquezas em outras terras;

Muitas rodovias que cortam os EUA começaram a ser traçadas nesse período da expansão territorial.


As treze colônias


 

Material Seduc 2º Corte, Aula 6.

O DESTINO MANIFESTO

1. A conquista da independência alcançada pelos Estados Unidos promoveu um notável processo de crescimento econômico e populacional. Mais do que isso, a vitória contra os antigos laços coloniais foi apenas o primeiro passo para que outras conquistas viessem a ser logo empreendidas por essa mesma população. Nesse contexto, observamos o expressivo alargamento das fronteiras da nação norte-americana rumo ao norte e ao sul de um imenso espaço inexplorado. A primeira das conquistas estabelecidas pelos Estados Unidos aconteceu em 1803, quando o governo negociou a compra da Louisiana junto aos franceses. Pouco tempo depois, no ano de 1819, o governo conseguiu adquirir a Flórida anteriormente controlada pelos espanhóis. Essa mesma política de compra territorial também aconteceu no Alasca – comprado dos russos em 1867, e na conquista do Oregon – região que anteriormente pertencia aos domínios do Império Britânico. No caso de conquista da região do Texas, os Estados Unidos tiveram que empreender uma guerra contra o México. Desde as primeiras décadas do século XIX, colonos norte-americanos se instalavam de forma ilegal ou consentida nos territórios texanos empreendendo formas autônomas de organização de suas áreas de influência. Com o passar do tempo, o não reconhecimento da autoridade política mexicana incitou os colonos daquela área a travarem uma guerra contra os mexicanos.

 

2. A vitória contra os mexicanos aconteceu paralelamente ao processo de ocupação das terras a oeste. A busca e o controle dessas terras motivaram diversos colonos e imigrantes europeus a tentarem a sorte buscando um pedaço de terra onde poderiam alcançar uma vida mais próspera. É importante ressaltar que nessa corrida, um violento conflito contra as populações indígenas promoveu, décadas mais tarde, as famosas histórias que marcaram os filmes de faroeste. Porém, mesmo sendo marcada pela violência e pelas guerras, a expansão dos Estados Unidos até o extremo oeste recebeu uma significativa justificação ideológica, a doutrina do Destino Manifesto, que colocou os colonos norte-americanos como divinamente destinados a promover a conquista dessas novas terras. A ambição e o interesse econômico ganharam um arrebatador apelo religioso que legitimava os conflitos e massacres que marcaram esse episódio na história norte-americana. Todas essas conquistas territoriais foram de fundamental importância para que os Estados Unidos acelerassem o seu processo de desenvolvimento agrícola e industrial. No setor agrário, o país conseguiu ampliar sua produção de trigo, milho e algodão. Além disso, a criação de ovinos, suínos e bovinos significou outra frente de fortalecimento da pecuária estadunidense. Na indústria, o crescimento dos mercados consumidores e o investimento em infraestrutura dinamizaram a economia nacional.

 

3. Os ganhos alcançados por meio de tantas conquistas foram a prova fundamental que comprovava a doutrina do Destino Manifesto. Com isso, essa sociedade mobilizada em torno do objetivo de conquistar terras construiu uma autoimagem de uma nação eleita por Deus para civilizar novas terras e prosperar economicamente. Dessa forma, estavam estabelecidas as condições e o sentimento que transformaram as antigas Treze Colônias em uma grande potência mundial. Ao longo do século XIX, os Estados Unidos foram transformando-se em uma nação extremamente rica e tornaram-se uma potência econômica mundial no período da Primeira Guerra Mundial. Sua história ficou marcada por guerras como a Guerra de Secessão, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã. Além disso, a história norte-americana foi marcada por movimentos sociais — como o movimento que lutava pelos direitos civis dos afro-americanos na década de 1960 e teve nomes de destaque, a exemplo de Martin Luther King Jr., Rosa Parks, Malcolm X, entre outros. Recentemente, a história americana teve como destaque a luta — questionada por muitos — do país contra o terrorismo.

 

LINHA DO TEMPO - RESUMO

·      A colonização dos EUA foi realizada pelos ingleses.

·      Treze Colônias era o termo usado para definir as colônias britânicas situadas na Costa Leste dos EUA até que essas conquistassem sua independência.

·      A primeira tentativa de colonização inglesa foi realizada pelo corsário inglês Sir Walter Raleigh.

·      A primeira das treze colônias foi Virgínia, fundada em 1607 pela London Company,

·      As treze colônias puderam desenvolver-se de maneira bastante autônoma, com características que permitiram dividi-las em Colônias do Norte e Colônias do Sul.

·      A independência dos EUA foi resultado da divergência de interesses entre a colônia e a metrópole ao longo do século XVIII.

·      Após cinco anos de guerra, os ingleses, derrotados, reconheceram a independência dos Estados Unidos.

·      No século XIX, os norte-americanos expandiram seu território no que ficou conhecido como “Marcha para o Oeste”.

·      No auge do processo de expansão territorial, os EUA entraram em combate contra os mexicanos na Guerra Mexicano-Americana, que aconteceu entre 1846 e 1848.

·      A Guerra de Secessão foi resultado das divergências políticas entre os estados do norte e os estados do sul na questão da expansão do trabalho escravo para os novos territórios.

·      No processo de Reconstrução do Sul, uma série de leis racistas foram aprovadas no sul dos EUA, com o objetivo de retirar direitos civis e políticos dos afro-americanos.

·      No século XX, os EUA tornaram-se a maior potência econômica do mundo, mas sofreram um grande baque na Crise de 1929, muito conhecida por ter sido um colapso de superprodução.

·      Em 1941, os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial em decorrência do ataque a Pearl Harbor realizado pelos japoneses.

·      Em 6 e 9 de agosto de 1945, os norte-americanos lançaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki como forma de forçar a rendição japonesa.

·      O discurso de Harry Truman, em 1947, é considerado o marco que deu início à polarização que simbolizou a Guerra Fria.

·      Ao longo da Guerra Fria, os americanos envolveram-se direta ou indiretamente com conflitos como a Guerra da Indochina, a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã etc.

·      Ao final da década de 1950, foi iniciado no país o movimento pelos direitos civis dos afro-americanos, o qual teve como grandes nomes Malcolm X e Martin Luther King Jr.

·      A partir da década de 1960, os americanos financiaram ditaduras militares em países da América Latina, como Brasil, Argentina e Chile.

·      No século XXI, os EUA foram alvo de ataques terroristas em 2001, e, em represália, ordenaram a invasão do Afeganistão, em 2001, e do Iraque, em 2003.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes que levam a compreender o conceito do destino manifesto entre os norte americanos.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Análise de questões relativas ao conceito do destino manifesto entre os norte americanos.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre o conceito do destino manifesto. REALIZADO NO CADERNO

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre as conquistas dos EUA no contexto da colonização. Parágrafo 1

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre as conquistas dos EUA no contexto da consolidação do território com base no expansionismo. Parágrafo 2

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre as conquistas dos EUA no contexto internacional. Parágrafo 3

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre a linha histórica das conquistas dos EUA no que se refere ao expansionismo territorial.