TEMA: O destino manifesto
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
EIXO TEMÁTICO
Conexões e escalas
HABILIDADES
(EF08GE07-A) Conhecer o
processo histórico, até o final do século XX, do fortalecimento
político-econômico estadunidense no cenário mundial.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Corporações e organismos
internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial:
CONTEÚDO
EUA, China e Brasil –
relações socioeconômicas
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar questões socioeconômicas dos EUA em um
ponto de vista histórico.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e
interpretação de texto.
Incialmente abordaremos a questão do destino manifesto por meio da análise
da gravura Progresso Americano, 1872, de John Gast. Na oportunidade
realizaremos atividades de fixação do conteúdo.
Na primeira retomada da aula trabalharemos as conquistas dos EUA no
contexto da colonização. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do
conteúdo.
Na segunda retomada da aula trabalharemos as conquistas dos EUA no
contexto da consolidação do território com base no expansionismo. Na
oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo.
Na terceira retomada da aula trabalharemos as conquistas dos EUA no
contexto internacional. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do
conteúdo.
Na quarta retomada da
aula trabalharemos uma linha histórica das conquistas dos EUA no que se refere
ao expansionismo territorial. Na oportunidade realizaremos atividades de
fixação do conteúdo.
MATERIAL:
A gravura do Destino Manifesto
https://www.youtube.com/watch?v=LhS8xF6dt6M
Doutrina do destino manifesto (Wikipedia)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_do_destino_manifesto
O destino manifesto e suas origens históricas
https://www.youtube.com/watch?v=zY8OOQX2AkY
O
contexto histórico do Destino Manifesto foi construído logo após a
independência dos EUA em 1786;
Os
franceses negociaram com os americanos em 1803 a venda da Luciana por
necessitarem de dinheiro para financiar as guerras napoleônicas na Europa;
Após
aquisição dessa Nova Terra, os americanos decidiram comprar a Flórida ampliando
o espaço territorial das treze colônias;
O Alasca
foi negociado com os russos em 1867;
Essas
aquisições motivaram os americanos a continuarem ocupando e conquistando novas
terras ampliando assim o domínio em direção ao Pacífico;
Os EUA
teriam territórios banhados por dois oceanos;
As
guerras europeias fizeram com que os países do velho continente negociassem com
os EUA a venda de terras no intuito de adquirirem recursos financeiros para
investir em armas e combater seus inimigos;
Essas
guerras fizeram com que os inúmeros europeus migrassem para a América a fim de
recomeçar a vida e participar do avanço territorial em direção ao Oeste
ocupando assim muitas terras;
O Destino
Manifesto foi a crença que os americanos deveriam expandir os territórios das
treze colônias em direção ao Oeste;
O termo Destino
Manifesto foi criado em 1845 por Sullivan para incentivar a ocupação das terras
a oeste expandindo do meio americano para a costa do pacífico;
A venda
de terras que pertenciam à França para os EUA fez com que os americanos pensassem
a respeito da expansão de suas fronteiras;
Essa
exposição se deu não apenas por meio do acúmulo de terras mas por questões
culturais ao levar para os outros povos a civilização, o progresso, o
desenvolvimento e a democracia republicana;
Os EUA destruíram
vários povos nativos;
A
participação individual e a predestinação são características das religiões
protestantes, que estavam presentes nos EUA, também ajudou a colonização
inglesa;
Essas
ideologias colaboraram para a popularização do Destino Manifesto;
Os
americanos acreditavam que era uma missão Divina avançar para o Oeste e ocupar
o Território que pertencia aos indígenas e mexicanos, como a região onde hoje é
o estado norte-americano do Texas;
Inúmeros
americanos compraram a ideia e organizaram caravanas para buscar melhores
condições de vida e riquezas em outras terras;
Material Seduc 2º Corte, Aula 6.
O
DESTINO MANIFESTO
1. A
conquista da independência alcançada pelos Estados Unidos promoveu um notável
processo de crescimento econômico e populacional. Mais do que isso, a vitória
contra os antigos laços coloniais foi apenas o primeiro passo para que outras
conquistas viessem a ser logo empreendidas por essa mesma população. Nesse
contexto, observamos o expressivo alargamento das fronteiras da nação
norte-americana rumo ao norte e ao sul de um imenso espaço inexplorado. A
primeira das conquistas estabelecidas pelos Estados Unidos aconteceu em 1803,
quando o governo negociou a compra da Louisiana junto aos franceses. Pouco
tempo depois, no ano de 1819, o governo conseguiu adquirir a Flórida
anteriormente controlada pelos espanhóis. Essa mesma política de compra
territorial também aconteceu no Alasca – comprado dos russos em 1867, e na
conquista do Oregon – região que anteriormente pertencia aos domínios do
Império Britânico. No caso de conquista da região do Texas, os Estados Unidos
tiveram que empreender uma guerra contra o México. Desde as primeiras décadas
do século XIX, colonos norte-americanos se instalavam de forma ilegal ou
consentida nos territórios texanos empreendendo formas autônomas de organização
de suas áreas de influência. Com o passar do tempo, o não reconhecimento da
autoridade política mexicana incitou os colonos daquela área a travarem uma
guerra contra os mexicanos.
2. A
vitória contra os mexicanos aconteceu paralelamente ao processo de ocupação das
terras a oeste. A busca e o controle dessas terras motivaram diversos colonos e
imigrantes europeus a tentarem a sorte buscando um pedaço de terra onde
poderiam alcançar uma vida mais próspera. É importante ressaltar que nessa
corrida, um violento conflito contra as populações indígenas promoveu, décadas
mais tarde, as famosas histórias que marcaram os filmes de faroeste. Porém,
mesmo sendo marcada pela violência e pelas guerras, a expansão dos Estados
Unidos até o extremo oeste recebeu uma significativa justificação ideológica, a
doutrina do Destino Manifesto, que colocou os colonos norte-americanos como
divinamente destinados a promover a conquista dessas novas terras. A ambição e
o interesse econômico ganharam um arrebatador apelo religioso que legitimava os
conflitos e massacres que marcaram esse episódio na história norte-americana. Todas
essas conquistas territoriais foram de fundamental importância para que os
Estados Unidos acelerassem o seu processo de desenvolvimento agrícola e
industrial. No setor agrário, o país conseguiu ampliar sua produção de trigo,
milho e algodão. Além disso, a criação de ovinos, suínos e bovinos significou
outra frente de fortalecimento da pecuária estadunidense. Na indústria, o
crescimento dos mercados consumidores e o investimento em infraestrutura
dinamizaram a economia nacional.
3. Os ganhos alcançados por meio de tantas conquistas foram a prova fundamental que comprovava a doutrina do Destino Manifesto. Com isso, essa sociedade mobilizada em torno do objetivo de conquistar terras construiu uma autoimagem de uma nação eleita por Deus para civilizar novas terras e prosperar economicamente. Dessa forma, estavam estabelecidas as condições e o sentimento que transformaram as antigas Treze Colônias em uma grande potência mundial. Ao longo do século XIX, os Estados Unidos foram transformando-se em uma nação extremamente rica e tornaram-se uma potência econômica mundial no período da Primeira Guerra Mundial. Sua história ficou marcada por guerras como a Guerra de Secessão, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã. Além disso, a história norte-americana foi marcada por movimentos sociais — como o movimento que lutava pelos direitos civis dos afro-americanos na década de 1960 e teve nomes de destaque, a exemplo de Martin Luther King Jr., Rosa Parks, Malcolm X, entre outros. Recentemente, a história americana teve como destaque a luta — questionada por muitos — do país contra o terrorismo.
LINHA DO
TEMPO - RESUMO
· A colonização dos EUA
foi realizada pelos ingleses.
· Treze Colônias era o
termo usado para definir as colônias britânicas situadas na Costa Leste dos EUA
até que essas conquistassem sua independência.
· A primeira tentativa de
colonização inglesa foi realizada pelo corsário inglês Sir Walter Raleigh.
· A primeira das treze
colônias foi Virgínia, fundada em 1607 pela London Company,
· As treze colônias
puderam desenvolver-se de maneira bastante autônoma, com características que
permitiram dividi-las em Colônias do Norte e Colônias do Sul.
· A independência dos EUA
foi resultado da divergência de interesses entre a colônia e a metrópole ao
longo do século XVIII.
· Após cinco anos de
guerra, os ingleses, derrotados, reconheceram a independência dos Estados
Unidos.
· No século XIX, os
norte-americanos expandiram seu território no que ficou conhecido como “Marcha
para o Oeste”.
· No auge do processo de
expansão territorial, os EUA entraram em combate contra os mexicanos na Guerra
Mexicano-Americana, que aconteceu entre 1846 e 1848.
· A Guerra de Secessão
foi resultado das divergências políticas entre os estados do norte e os estados
do sul na questão da expansão do trabalho escravo para os novos territórios.
· No processo de
Reconstrução do Sul, uma série de leis racistas foram aprovadas no sul dos EUA,
com o objetivo de retirar direitos civis e políticos dos afro-americanos.
· No século XX, os EUA
tornaram-se a maior potência econômica do mundo, mas sofreram um grande baque
na Crise de 1929, muito conhecida por ter sido um colapso de superprodução.
· Em 1941, os EUA
entraram na Segunda Guerra Mundial em decorrência do ataque a Pearl Harbor
realizado pelos japoneses.
· Em 6 e 9 de agosto de
1945, os norte-americanos lançaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki como
forma de forçar a rendição japonesa.
· O discurso de Harry
Truman, em 1947, é considerado o marco que deu início à polarização que
simbolizou a Guerra Fria.
· Ao longo da Guerra
Fria, os americanos envolveram-se direta ou indiretamente com conflitos como a
Guerra da Indochina, a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã etc.
· Ao final da década de
1950, foi iniciado no país o movimento pelos direitos civis dos
afro-americanos, o qual teve como grandes nomes Malcolm X e Martin Luther King
Jr.
· A partir da década de
1960, os americanos financiaram ditaduras militares em países da América
Latina, como Brasil, Argentina e Chile.
· No século XXI, os EUA
foram alvo de ataques terroristas em 2001, e, em represália, ordenaram a
invasão do Afeganistão, em 2001, e do Iraque, em 2003.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de
pontos relevantes que levam a compreender o conceito do destino manifesto entre
os norte americanos.
Resolução de atividades
objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒
Análise de questões
relativas ao conceito do destino manifesto entre os norte americanos.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva
imediata.
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o conceito do destino manifesto. REALIZADO NO CADERNO
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre
as conquistas dos EUA no contexto da colonização. Parágrafo 1
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre
as conquistas dos EUA no contexto da consolidação do território com base no
expansionismo.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre
as conquistas dos EUA no contexto internacional.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre
a linha histórica das conquistas dos EUA no que se refere ao expansionismo
territorial.