TEMA: Fluxos populacionais, migrações internacionais
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
8ºC,
EIXO TEMÁTICO
O sujeito e seu lugar no
mundo
HABILIDADES
(EF08GE01-B) Relacionar
os fluxos migratórios mundiais com os condicionantes físico-naturais,
socioeconômicos com a atual distribuição da população mundial e em diferentes
períodos históricos.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Distribuição da população
mundial e deslocamentos populacionais:
CONTEÚDO
Fluxos migratórios da
população
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar a
questão dos fluxos populacionais e migrações internacionais.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e
interpretação de texto.
Incialmente abordaremos a questão dos movimentos migratórios.
Na primeira retomada da aula realizaremos atividades de fixação do
conteúdo sobre os movimentos migratórios.
Na segunda retomada da aula abordaremos algumas causas das migrações
internacionais na atualidade. Na oportunidade realizaremos atividades de
fixação do conteúdo proposto.
Na terceira retomada da aula identificaremos algumas áreas de repulsão e
atração dos fluxos migratórios. Na oportunidade realizaremos atividades de
fixação do conteúdo proposto.
Na quarta retomada da aula sumarizaremos alguns exemplos de áreas de
atração dos fluxos populacionais.
Na quinta retomada da aula realizaremos atividades de fixação do conteúdo
sobre áreas de atração dos fluxos populacionais.
MATERIAL:
Material Seduc 1º Corte, Aula 1.
TEXTO
Fluxos populacionais,
migrações internacionais
Movimentos Migratórios
1. Impulsionados por
motivos diversos, como a fome, a conquista territorial, a fuga, as perseguições
políticas e religiosas, as crises econômicas, entre outros, os movimentos
migratórios têm se realizado ao longo da história de forma contínua.
2. Cada época marca seu
motivo. A verdade é que os movimentos de população permitiram o povoamento do
mundo e significaram a expansão de etnias, línguas, religiões e conhecimento,
num emaranhado processo que dá ao mundo atual os traços de grande diversidade e
riqueza cultural que observamos.
3. As chamadas Grandes
Navegações ou “grandes invasões”, por exemplo, foram responsáveis pela
colonização do continente americano a partir do século XVI; e significaram a
difusão da cultura dos europeus, a qual entrou em choque com as culturas das
comunidades indígenas que já habitavam o território.
4. Esse deslocamento
populacional foi estimulado pelo expansionismo territorial das potências
europeias da época, que buscavam fontes de matérias-primas e novos mercados
para seus produtos, portanto, tinha motivação geopolítica e econômica. Essa
migração aumentou maciçamente no século XIX e começo do XX.
5. Paralelamente,
perseguições políticas e religiosas, guerras e crises econômicas foram
responsáveis por grandes deslocamentos humanos da Europa e Ásia para as
Américas. Outras partes do mundo sofreram estimulação migratória mais
localizada, como é o caso da Austrália e Nova Zelândia, onde a perspectiva de
melhoria de condições de vida, com a possibilidade de mobilidade social
(ascensão econômica), incentivou especialmente parte da população da
Grã-Bretanha a emigrar.
Causas das migrações
atuais
6. Os movimentos
migratórios atuais relacionam-se, principalmente, a duas causas:
6.1 A busca por
melhores condições de vida – caracteriza os deslocamentos populacionais
provocados pela miséria que se concentra em algumas partes do mundo. Portanto,
têm caráter econômico, constituindo fluxos ou correntes migratórias de países
pobres para países ricos. Exemplos: pós-década de 60 (século XX), da Europa
Mediterrânea para a Europa Ocidental; na atualidade, do norte da África para
países europeus, de regiões da América Latina para os EUA e Canadá, do extremo
oriente para as Américas. Essas migrações são vistas como o efeito colateral
mais perverso da globalização.
6.2 A fuga de regiões
em conflito – trata-se de migrações provocadas por guerras locais, portanto,
têm motivação político-bélica, constituindo um verdadeiro êxodo para os países
que recebem os refugiados. Esses deslocamentos ocorrem por uma questão de
sobrevivência às perseguições motivadas por conflitos étnicos e às atrocidades
cometidas contra as populações civis. Os exemplos mais recentes foram os que
ocorreram na Bósnia-Herzegovina e Kosovo.
6.3 Mas é no
continente africano que se desencadeia a maior quantidade de movimentos
migratórios: são legiões de refugiados vagando pelo espaço local, à procura de
abrigo, fugindo de guerras tribais, instabilidades políticas, questões raciais
e religiosas e golpes militares.
Áreas de repulsão e
atração
7. Hoje, no mundo,
podemos identificar algumas áreas com características de repulsão (países
emissores) e de atração (países receptores) no espaço terrestre, que levam
milhares de pessoas a se deslocarem.
8. Como áreas de
repulsão, podemos identificar:
8.1 América Latina
(México, América Central e América do Sul) – com seus históricos problemas de
desequilíbrio econômico, provocados por endividamentos e mau gerenciamento do
dinheiro público, gerando enormes bolsões de pobreza.
8.2 África – onde,
além da pobreza crônica da população, ocorrem conflitos raciais de extrema
violência dentro dos países artificialmente criados pelos colonizadores
europeus.
8.3 Ásia – o
continente que concentra o maior contingente absoluto de pobres do mundo onde
as estruturas sociais são profundamente injustas, muitas vezes exacerbadas
pelos sistemas de castas e pelo comportamento religioso.
8.4 Leste Europeu –
onde o fim do socialismo gerou enorme desorganização econômica, com a
eliminação de empregos e benefícios estatais, expondo diferenças antes
controladas pela ideologia política comum, provocando conflitos étnicos e
religiosos.
9. O desenvolvimento
do capitalismo internacional concentrou, particularmente, a riqueza em algumas
regiões do globo, atraindo as populações empobrecidas que têm grande desejo de
participar dos benefícios decorrentes desse poder.
10. Como exemplos
dessas áreas de atração, podemos identificar:
10.1 América
Anglo-Saxônica – os EUA e, em menor escala, o Canadá, com suas ricas economias,
são atrativos para as populações latino-americanas, principalmente mexicanos e
centro-americanos que veem na poderosa nação (EUA) a solução para seus
problemas. Veja mais em Imigração Ilegal ao EUA.
10.2 Europa Ocidental
– essa região concentra as principais economias do continente: Alemanha,
França, Itália e Reino Unido, além da Holanda, Suécia e Suíça. A Europa é circundada
por várias regiões com economias problemáticas, como a África, Oriente Médio,
Europa Oriental e, mais distante, o Sul e Sudeste Asiático.
10.2.1 Quando, nos
anos 60 (século XX), os países acima citados começaram a apresentar um
desenvolvimento mais acelerado, libertando-se dos problemas gerados pela
Segunda Guerra Mundial, teve início a imigração. Em princípio, ela ocorreu na
própria Europa (migração intracontinental), dos países mais pobres, como
Portugal, Irlanda, Grécia, Espanha, e Turquia em direção aos países centrais.
Mais tarde, também começaram a chegar os imigrantes de outros continentes
(migração intercontinental), os quais eram bem-vindos à medida que forneciam
mão-de-obra barata, substituindo os trabalhadores locais em serviços geralmente
braçais. O mais típico exemplo foram os turcos migrando principalmente para a
então Alemanha Ocidental.
10.2.2 Entretanto, as
crises econômicas e as transformações na estrutura de trabalho, com a
automação, reduziram os empregos. Surgiram, então, as sombras da xenofobia. A
situação ficou pior com o fim do sistema socialista e o surgimento de grupos
europeus orientais desempregados e empobrecidos. A partir daí, o imigrante
estrangeiro passou a ser visto como um intruso ou concorrente indesejado,
levando muitos países a adotar medidas restritivas.
10.3 Japão –
relativamente recentes nos processos migratórios, os países começaram a se
tornar um polo de atração a partir de seu acelerado crescimento econômico dos
anos 70. Inicialmente os imigrantes provinham das cercanias de China, Taiwan e
Coreia do Sul. O envelhecimento precoce da população, entretanto, serviu de
maior atrativo, levando a um aumento da imigração, com destaque para o
brasileiro, (dekassegui), trabalhador não-qualificado, aproveitado para as
tarefas braçais. Milhares de famílias brasileiras mudaram para o Japão em busca
de dólares.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de
pontos relevantes que definam fluxos populacionais e migrações internacionais.
Resolução de atividades
objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒
Análise do mapa mundi e identificação de alguns
fluxos populacionais e migrações internacionais na tentativa de listar elementos
de atração e de repulsão de países.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva
imediata.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula CAUSAS DAS MIGRAÇÕES ATUAIS.
🔖Parte reservada aos
Estudos para as Avaliações🎒
CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões
trabalhadas nessa aula sobre MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS.
CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões trabalhadas nessa aula sobre Causas das migrações atuais.