Aula 7 Indicadores Sociais

TEMA: Indicadores Sociais

Nossa aula foi:

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8ºC, Clique ou toque aqui para inserir uma data..

EIXO TEMÁTICO

O sujeito e seu lugar no mundo

 

HABILIDADES

(EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Diversidade e dinâmica da população mundial e local:

 

CONTEÚDO

Indicadores socioeconômicos brasileiros

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é trabalhar o conceito e aplicação dos Indicadores Sociais.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e interpretação de texto.

Incialmente abordaremos a definição de indicadores sociais.

Na primeira retomada da aula realizaremos atividades de fixação do conteúdo sobre indicadores sociais.

Na segunda retomada da aula abordaremos a questão do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na terceira retomada da aula trabalharemos os indicadores sociais do Brasil no que se refere ao rendimento mensal baixo, analfabetismo e baixo nível de instrução. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na quarta retomada da aula trabalharemos os indicadores sociais do Brasil no que se refere ao trabalho infantil, elevadas taxas de mortalidade infantil e desigualdade de esperança de vida segundo a renda. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na quinta retomada da aula trabalharemos os indicadores sociais do Brasil no que se refere a insegurança alimentar e moradias subnormais. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

Na sexta retomada da aula trabalharemos os indicadores sociais do Brasil no que se refere ao saneamento básico deficiente e a base de dados das informações dos indicadores sociais. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.

 

MATERIAL:

Material Seduc 1º Corte, Aula 2.

TEXTO

Indicadores Sociais

 

O que são Indicadores Sociais?

1. Indicadores sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto, retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social.

2. Os Indicadores Sociais constituem um sistema, isto é, para que tenham sentido, é preciso que sejam vistos uns em relação aos outros, como elementos de um mesmo conjunto.

3. A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, porque depende de acordo entre o governo, políticos em geral e a sociedade organizada (sindicatos, associações de moradores, associações de classe, grupos religiosos, dentre outros) sobre os critérios mais importantes para se fazer esta escolha.

4. Por exemplo, você pode achar que o mais importante para se dizer que um país está se desenvolvendo é a quantidade de exportações que ele realiza; um amigo seu pode achar que o aumento do número de trabalhadores é que indica o progresso da nação.

5. Hoje em dia, porém, como já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais.

6. Tal conjunto é composto por informações sobre as características da população, sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento; sobre saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias.

7. Através destes indicadores, pode-se ainda indicar os países como sendo: ricos (desenvolvidos), em desenvolvimento (economia emergente) ou pobres (subdesenvolvidos). Para que isso ocorra, organismos internacionais analisam os países segundo:

7.1 Expectativa de vida (média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).

7.2 Taxa de mortalidade (corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).

7.3 Taxa de mortalidade infantil (corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano).

7.4 Taxa de analfabetismo (corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).

7.5 Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na “proximidade” de poder de compra dos habitantes.

7.6 Saúde (referente à qualidade da saúde da população).

7.7 Alimentação (referente à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é equilibrada).

7.8 Condições médico-sanitárias (acesso a esgoto, água tratada, pavimentação, entre outros).

7.9 Qualidade de vida e acesso ao consumo (correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet etc).

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

8. O IDH foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo.

9. O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1, após analisados todos os fatores de ponderação, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país e, consequentemente, quanto mais próximo de 0, mais subdesenvolvido é o país. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, e dificilmente será, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade praticamente perfeita, com elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.

10. Igualmente é importante ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se isso acontecesse seria o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de analfabetismo de 100% e todos os outros indicadores em níveis catastróficos.

Indicadores sociais do Brasil

11. Em linhas gerais, entre os principais problemas brasileiros que repercutem nos indicadores socioeconômicos estão:

Rendimento mensal baixo

12. O Brasil é um país que se caracteriza por apresentar uma das piores distribuições de renda, com uma grande parcela da população vivendo em situação de pobreza e miséria.

13. No século XXI, a redução da inflação, a geração de empregos formais, o aumento do salário-mínimo acima da inflação e os programas de inclusão social federal contribuíram para a ascensão social de um grande contingente de brasileiros.

Analfabetismo e baixo nível de instrução

14. O problema da falta de escolaridade ou da baixa escolaridade educacional dificulta o acesso do indivíduo a uma melhor qualificação profissional ou impede que ele desempenhe bem o seu trabalho.

Trabalho infantil

15. Nas áreas rurais e urbanas, é comum o trabalho infantil, até mesmo com crianças com menos de 10 anos de idade. Em geral, as crianças no Brasil trabalham porque o rendimento mensal dos pais é muito baixo e não assegura a alimentação básica para a família. Assim, elas precisam trabalhar para complementar o rendimento familiar.

Elevadas taxas de mortalidade infantil

16. A mortalidade infantil é um dos indicadores considerados na avaliação da situação social de um país. O Brasil apresenta elevada taxa de mortalidade infantil em razão da subnutrição e do difícil acesso à saúde pública. Cabe lembrar que este índice vem se reduzindo, sistematicamente, em todas as regiões brasileiras.

Desigualdade de esperança de vida segundo a renda

17. A esperança de vida varia conforme a renda familiar. Nas famílias de baixa renda, a esperança de vida ao nascer é menor que nas famílias de maior renda.

Insegurança alimentar

18. Parcela significativa da população brasileira tem renda insuficiente; isso significa que essas famílias não conseguem adquirir os alimentos básicos, nem atender a outras necessidades, como vestuário, habitação, transporte, educação etc.

Moradias subnormais

19. Ainda existem no Brasil muitas habitações que não atendem às cinco funções principais: ter instalações adequadas para a preparação de alimentos; servir de convívio familiar, social e de lazer; permitir a higiene corporal; ser um lugar em que se possa ter repouso; e constituir abrigo contra o tempo (sol, chuva, frio etc.).

20. Não são poucas as famílias que vivem em moradias de um só cômodo (ou no máximo de três cômodos); nelas, os indivíduos dividem um espaço reduzido, em condições impróprias para a dignidade humana.

Saneamento básico deficiente

21. O saneamento básico é necessário para garantir a saúde da população. Ele corresponde à rede de abastecimento de água, à rede coletora de esgoto, à limpeza pública e à coleta de lixo.

22. No Brasil, ainda ocorrem, por exemplo, casos de cólera, uma doença que se alastra por falta de higiene e saneamento básico, principalmente na rede de esgoto, o que poderia ser evitado com investimentos mais constantes nesse setor.

Quem são os responsáveis pela produção das informações que integram o sistema de Indicadores Sociais?

23. Na grande maioria dos países, são os órgãos oficiais do governo. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão oficial responsável pela produção das estatísticas que compõem o sistema de Indicadores Sociais.

24. As principais fontes de dados são as pesquisas do próprio IBGE, como as pesquisas censitárias (Censo Demográfico e Contagem Populacional) e por amostra de domicílios (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD).

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes que definam indicadores sociais.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Análise de questões de acessibilidade social que diferem ricos de pobres.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

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🔖Parte reservada aos Estudos para as Avaliações🎒

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