TEMA: Indicadores Sociais
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
8ºC,
EIXO TEMÁTICO
O sujeito e seu lugar no
mundo
HABILIDADES
(EF08GE03-A) Analisar e
relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário,
gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica
demográfica atual.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Diversidade e dinâmica da
população mundial e local:
CONTEÚDO
Indicadores
socioeconômicos brasileiros
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar o
conceito e aplicação dos Indicadores Sociais.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e
interpretação de texto.
Incialmente abordaremos a definição de indicadores sociais.
Na primeira retomada da aula realizaremos atividades de fixação do
conteúdo sobre indicadores sociais.
Na segunda retomada da aula abordaremos a questão do Índice de Desenvolvimento
Humano – IDH. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo
proposto.
Na terceira retomada da aula trabalharemos os indicadores sociais do
Brasil no que se refere ao rendimento mensal baixo, analfabetismo e baixo nível
de instrução. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo
proposto.
Na quarta retomada da aula trabalharemos os indicadores sociais do
Brasil no que se refere ao trabalho infantil, elevadas taxas de mortalidade
infantil e desigualdade de esperança de vida segundo a renda. Na oportunidade
realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.
Na quinta retomada da aula trabalharemos os indicadores sociais do
Brasil no que se refere a insegurança alimentar e moradias subnormais. Na
oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo proposto.
Na sexta retomada da aula trabalharemos os indicadores sociais do Brasil
no que se refere ao saneamento básico deficiente e a base de dados das informações
dos indicadores sociais. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do
conteúdo proposto.
MATERIAL:
Material Seduc 1º Corte, Aula 2.
TEXTO
Indicadores Sociais
O que são Indicadores
Sociais?
1. Indicadores sociais
são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto, retratam
o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento
social.
2. Os Indicadores
Sociais constituem um sistema, isto é, para que tenham sentido, é preciso que
sejam vistos uns em relação aos outros, como elementos de um mesmo conjunto.
3. A escolha dos
aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, porque
depende de acordo entre o governo, políticos em geral e a sociedade organizada
(sindicatos, associações de moradores, associações de classe, grupos
religiosos, dentre outros) sobre os critérios mais importantes para se fazer
esta escolha.
4. Por exemplo, você
pode achar que o mais importante para se dizer que um país está se
desenvolvendo é a quantidade de exportações que ele realiza; um amigo seu pode
achar que o aumento do número de trabalhadores é que indica o progresso da
nação.
5. Hoje em dia, porém,
como já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que
melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto
mínimo de Indicadores Sociais.
6. Tal conjunto é
composto por informações sobre as características da população, sobre a
dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento; sobre saúde, justiça e
segurança pública, educação e condições de vida das famílias.
7. Através destes
indicadores, pode-se ainda indicar os países como sendo: ricos (desenvolvidos),
em desenvolvimento (economia emergente) ou pobres (subdesenvolvidos). Para que
isso ocorra, organismos internacionais analisam os países segundo:
7.1 Expectativa de vida
(média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).
7.2 Taxa de mortalidade
(corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).
7.3 Taxa de mortalidade
infantil (corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1
ano).
7.4 Taxa de
analfabetismo (corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem
escrever).
7.5 Renda Nacional
Bruta (RNB) per capita, baseada na “proximidade” de poder de compra dos
habitantes.
7.6 Saúde (referente à
qualidade da saúde da população).
7.7 Alimentação
(referente à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500
calorias, e se essa alimentação é equilibrada).
7.8 Condições
médico-sanitárias (acesso a esgoto, água tratada, pavimentação, entre outros).
7.9 Qualidade de vida e
acesso ao consumo (correspondem ao número de carros, de computadores,
televisores, celulares, acesso à internet etc).
IDH (Índice de
Desenvolvimento Humano)
8. O IDH foi criado
pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de medir o grau
econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o
mundo.
9. O IDH avalia os
países em uma escala de 0 a 1, após analisados todos os fatores de ponderação,
sendo que, quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país e,
consequentemente, quanto mais próximo de 0, mais subdesenvolvido é o país. O
índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, e dificilmente será, pois
tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade
praticamente perfeita, com elevada renda per capita, expectativa de vida de 90
anos e assim por diante.
10. Igualmente é
importante ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se
isso acontecesse seria o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de
analfabetismo de 100% e todos os outros indicadores em níveis catastróficos.
Indicadores sociais do
Brasil
11. Em linhas gerais,
entre os principais problemas brasileiros que repercutem nos indicadores
socioeconômicos estão:
Rendimento mensal baixo
12. O Brasil é um país
que se caracteriza por apresentar uma das piores distribuições de renda, com
uma grande parcela da população vivendo em situação de pobreza e miséria.
13. No século XXI, a
redução da inflação, a geração de empregos formais, o aumento do salário-mínimo
acima da inflação e os programas de inclusão social federal contribuíram para a
ascensão social de um grande contingente de brasileiros.
Analfabetismo e baixo
nível de instrução
14. O problema da falta
de escolaridade ou da baixa escolaridade educacional dificulta o acesso do
indivíduo a uma melhor qualificação profissional ou impede que ele desempenhe
bem o seu trabalho.
Trabalho infantil
15. Nas áreas rurais e
urbanas, é comum o trabalho infantil, até mesmo com crianças com menos de 10
anos de idade. Em geral, as crianças no Brasil trabalham porque o rendimento
mensal dos pais é muito baixo e não assegura a alimentação básica para a
família. Assim, elas precisam trabalhar para complementar o rendimento
familiar.
Elevadas taxas de
mortalidade infantil
16. A mortalidade
infantil é um dos indicadores considerados na avaliação da situação social de
um país. O Brasil apresenta elevada taxa de mortalidade infantil em razão da
subnutrição e do difícil acesso à saúde pública. Cabe lembrar que este índice
vem se reduzindo, sistematicamente, em todas as regiões brasileiras.
Desigualdade de
esperança de vida segundo a renda
17. A esperança de vida
varia conforme a renda familiar. Nas famílias de baixa renda, a esperança de
vida ao nascer é menor que nas famílias de maior renda.
Insegurança alimentar
18. Parcela
significativa da população brasileira tem renda insuficiente; isso significa
que essas famílias não conseguem adquirir os alimentos básicos, nem atender a
outras necessidades, como vestuário, habitação, transporte, educação etc.
Moradias subnormais
19. Ainda existem no
Brasil muitas habitações que não atendem às cinco funções principais: ter
instalações adequadas para a preparação de alimentos; servir de convívio
familiar, social e de lazer; permitir a higiene corporal; ser um lugar em que
se possa ter repouso; e constituir abrigo contra o tempo (sol, chuva, frio
etc.).
20. Não são poucas as
famílias que vivem em moradias de um só cômodo (ou no máximo de três cômodos);
nelas, os indivíduos dividem um espaço reduzido, em condições impróprias para a
dignidade humana.
Saneamento básico
deficiente
21. O saneamento básico
é necessário para garantir a saúde da população. Ele corresponde à rede de
abastecimento de água, à rede coletora de esgoto, à limpeza pública e à coleta
de lixo.
22. No Brasil, ainda
ocorrem, por exemplo, casos de cólera, uma doença que se alastra por falta de
higiene e saneamento básico, principalmente na rede de esgoto, o que poderia
ser evitado com investimentos mais constantes nesse setor.
Quem são os
responsáveis pela produção das informações que integram o sistema de
Indicadores Sociais?
23. Na grande maioria
dos países, são os órgãos oficiais do governo. No Brasil, o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão oficial responsável pela
produção das estatísticas que compõem o sistema de Indicadores Sociais.
24. As principais
fontes de dados são as pesquisas do próprio IBGE, como as pesquisas censitárias
(Censo Demográfico e Contagem Populacional) e por amostra de domicílios
(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD).
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de
pontos relevantes que definam indicadores sociais.
Resolução de atividades
objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒
Análise de questões de acessibilidade social que
diferem ricos de pobres.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva
imediata.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula Parágrafo 1.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula Parágrafo 8 até 10.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula Parágrafo 11 até 14.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula Parágrafo 15 até 17.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula Parágrafo 18 até 20.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula Parágrafo 21 até 24.
🔖Parte reservada aos
Estudos para as Avaliações🎒
CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões
trabalhadas nessa aula.