Matriz de Eixos Temáticos, Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem conforme Base Nacional Curricular Comum CLIQUE AQUI, organizada pelo Documento Curricular de Goiás - DCGO Volume III CLIQUE AQUI!
I
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O sujeito e seu lugar no mundo
HABILIDADES
(EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos
migratórios da população humana.
(EF08GE01-B) Relacionar os fluxos migratórios mundiais com
os condicionantes físico-naturais, socioeconômicos com a atual distribuição da
população mundial e em diferentes períodos históricos.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Distribuição da população mundial e deslocamentos
populacionais:
CONTEÚDO
Fluxos migratórios da população
Distribuição da população mundial
HABILIDADES
(EF08GE02-A) Relacionar e compreender os fatos e situações
representativas da história das famílias do município em que se localiza a
instituição escolar, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da
população mundial.
(EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores
socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo
e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual.
(EF08GE04-A) Identificar e compreender os fluxos de
migração na América Latina, movimentos voluntários e forçados, assim como
fatores e áreas de expulsão e atração, e as principais políticas migratórias da
região.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Diversidade e dinâmica da população mundial e local:
CONTEÚDO
Diversidade e os fluxos migratórios da população
Indicadores socioeconômicos brasileiros
Dinâmica demográfica
Fluxos de migração na América Latina
Políticas migratórias
UNIDADE TEMÁTICA
Conexões e escalas
HABILIDADES
(EF08GE05-A) Definir e aplicar os conceitos de Estado,
paisagem, lugar, nação, região, território, governo, país, cultura e povo nos
espaços de conflitos e tensões atuais no contexto mundial.
(EF08GE05-B) Compreender o processo de regionalização
mundial em diferentes tempos.
(EF08GE05-C) Relacionar os conflitos e tensões da
contemporaneidade com a atual regionalização dos continentes americano e
africano.
(EF08GE06-A) Analisar a atuação das organizações mundiais
nos continentes americano e africano, reconhecendo a influência cultural e
econômica dessas ações nesses continentes, identificando em seus lugares de
vivência, marcas desses processos.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na
ordem econômica mundial:
CONTEÚDO
Conceitos de Estado, paisagem, lugar, nação, região,
território, governo, país, cultura e povo
Conflitos e tensões nos continentes americano e africano
Organizações mundiais nos continentes americano e africano
EUA, China e Brasil – relações socioeconômicas
Posição geopolítica do Brasil em relação à América e África
no pós-guerra
Posição dos EUA e dos BRICS no cenário socioeconômico
mundial
Conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no
campo e na cidade
Atuais áreas de conflito, tensões e negligência aos
direitos humanos, nas regiões de fronteira do continente latino-americano
Blocos econômicos das Américas
II
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Conexões e escalas
HABILIDADES
(EF08GE07-A) Conhecer o processo histórico, até o final do
século XX, do fortalecimento político-econômico estadunidense no cenário
mundial.
(EF08GE07-B) Compreender as relações geopolíticas e
econômicas atuais entre os EUA, a China e o Brasil: processos de
desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas e
do capital.
(EF08GE08-A) Compreender a importância da posição
geopolítica do Brasil para as Américas e para a África, do pós-guerra ao
contexto atual.
(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na
África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE09-A) Analisar a posição dos EUA e dos BRICS -
Brasil, Rússia, China e África do Sul, no cenário socioeconômico mundial,
compreendendo os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e
intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados.
(EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos
movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros
movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.
(EF08GE11-A) Identificar e analisar as atuais áreas de
conflito, tensões e negligência aos direitos humanos, nas regiões de fronteira
do continente latino-americano, assim como a função dos organismos
internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.
(EF08GE12-A) Compreender a dinâmica de organização
territorial dos blocos econômicos das Américas e suas influências nos países
membros e associados.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na
ordem econômica mundial:
CONTEÚDO
Conceitos de Estado, paisagem, lugar, nação, região,
território, governo, país, cultura e povo
Conflitos e tensões nos continentes americano e africano
Organizações mundiais nos continentes americano e africano
EUA, China e Brasil – relações socioeconômicas
Posição geopolítica do Brasil em relação à América e África
no pós-guerra
Posição dos EUA e dos BRICS no cenário socioeconômico
mundial
Conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no
campo e na cidade
Atuais áreas de conflito, tensões e negligência aos
direitos humanos, nas regiões de fronteira do continente latino-americano
Blocos econômicos das Américas
UNIDADE TEMÁTICA
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF08GE13-A) Analisar a influência do desenvolvimento
científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia
dos espaços urbanos e rurais da América e da África, em diferentes momentos.
(EF08GE14-A) Analisar a influência do capital estadunidense
e chinês no processo de distribuição das atividades econômicas pelo mundo, com
destaque para o Brasil.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na
produção:
CONTEÚDO
O desenvolvimento científico e tecnológico nos espaços
urbanos e rurais da América e da África
A influência do capital estadunidense e chinês na
distribuição das atividades econômicas
III BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF08GE15-A) Relacionar os recursos hídricos da América
Latina, aquíferos, bacias hidrográficas, com a dinâmica climática.
(EF08GE15-B) Analisar a importância dos principais recursos
hídricos da América Latina, como Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do
Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Compreender
e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às
grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à
distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e
trabalho.
(EF08GE17-A) Analisar os principais problemas
socioeconômicos e espaciais urbanos nas cidades latino-americanas, enfatizando
a segregação socioespacial.
OBJETO DE CONHECIMENTO
Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na
produção
CONTEÚDO
O desenvolvimento científico e tecnológico nos espaços
urbanos e rurais da América e da África
A influência do capital estadunidense e chinês na
distribuição das atividades econômicas
OBJETO DE CONHECIMENTO
Transformações do espaço na sociedade urbano--industrial na
América Latina
CONTEÚDO
Recursos hídricos da América Latina e a dinâmica climática
Uso, poluição, gestão e comércio da água na América Latina
As diferenças e desigualdades das grandes cidades
latino-americanas
UNIDADE TEMÁTICA
Formas de representação e pensamento espacial
HABILIDADES
(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação
cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais,
ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de
solos da África e América.
(EF08GE18-A) Reconhecer e localizar os continentes, oceanos
e mares mundiais.
(EF08GE18-B) Ler e interpretar os diferentes tipos de
mapas, da América e da África, por meio de técnicas distintas, inclusive com as
tecnologias digitais.
(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos
(croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da
África e América.
OBJETO DE CONHECIMENTO
Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da
América e da África
CONTEÚDO
Continentes, oceanos e mares mundiais
Diferentes tipos de mapas
Representação cartográfica
IV BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Natureza, ambientes e qualidade de vida
HABILIDADES
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do
continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo
processo histórico de ocupação.
(EF08GE20-B) Analisar características de países e grupos de
países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais,
urbanos, políticos e econômicos. Discutir as desigualdades sociais e
econômicas, bem como as pressões sobre a natureza e suas riquezas, sua
apropriação e valoração na produção e circulação, em diferentes tempos,
resultando na espoliação dos povos originários.
(EF08GE21-A) Compreender a importância da Antártica no
cenário mundial e para a América do Sul, enquanto área destinada à pesquisa e
como reservatório de água doce.
(EF08GE21-B) Conhecer e compreender o Tratado da Antártica.
(EF08GE21-C) Caracterizar as regiões polares e identificar
os impactos ambientais provocados nestas regiões devido à ação humana.
OBJETO DE CONHECIMENTO
Identidade e interculturalidades regionais: Estados Unidos
da América, América Espanhola e Portuguesa e África
CONTEÚDO
Identidades do continente americano e africano
Processo histórico de ocupação da América e da África
Características populacionais, urbanas, políticas,
econômicas e ambientais de países e grupos de países da América e da África
Importância da Antártica no cenário mundial
Regiões polares e impactos socioambientais
HABILIDADES
(EF08GE22-A) Identificar os principais recursos naturais
dos países da América Latina, analisando seu uso e importância para a produção
de matéria-prima e energia.
(EF08GE23-A) Compreender os povos da América Latina como
sujeitos das diversas paisagens desse continente.
(EF08GE23-B) Identificar as paisagens da América
Latina considerando os aspectos
geomorfológicos, biogeográficos e climatológicos.
(EF08GE24-A) Analisar e problematizar as características
produtivas dos países latino-americanos, como a exploração mineral na Venezuela
e na Bolívia, a agricultura de alta especialização e exploração mineira no
Chile, o circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil, o circuito da
cana--de-açúcar em Cuba, o polígono industrial do sudeste brasileiro, as
plantações de soja no centro-oeste e as empresas maquiladoras mexicanas.
OBJETO DE CONHECIMENTO
Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na
América Latina
CONTEÚDO
Recursos naturais dos países da América Latina
Os povos da América Latina
Paisagens da América Latina