TEMA: Segregação socioeconômica
Nossa aula foi:
8ºA,terça-feira,
12 de novembro de 2024 .
8ºB,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF08GE17-A) Analisar os principais problemas socioeconômicos e espaciais urbanos nas cidades latino-americanas, enfatizando a segregação socioespacial.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
CONTEÚDO
As diferenças e desigualdades das grandes cidades latino-americanas
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de segregação residencial e socioeconômica e suas consequências nas cidades latino-americanas.
Analisar os impactos da urbanização acelerada na América Latina, como a fragmentação social e a violência.
Relacionar a necessidade de cidades inclusivas e sustentáveis aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Refletir sobre o direito à cidade e a importância de políticas urbanas para combater as desigualdades e promover a sustentabilidade.
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da aula por meio de uma breve explicação sobre segregação residencial e sua relação com desigualdades e fragmentação social nas cidades.
Realizar uma leitura compartilhada do texto para identificar os principais problemas urbanos na América Latina, como a alta concentração urbana e seus desafios.
Dividir os alunos em pequenos grupos e pedir que identifiquem os pontos principais do texto, como o crescimento urbano, a segregação e os desafios de tornar as cidades inclusivas e sustentáveis.
Debater coletivamente sobre os motivos que levam à segregação nas cidades e suas consequências, como o aumento da violência e as desigualdades.
Apresentar os ODS, com foco no objetivo de construir cidades e comunidades sustentáveis, e discutir como a Nova Agenda Urbana busca enfrentar os desafios urbanos nas cidades da América Latina.
Relacionar o direito à cidade aos ODS, incentivando os alunos a pensar em como a inclusão social, a segurança e a sustentabilidade podem ser implementadas no ambiente urbano.
Propor que os alunos, em grupos, elaborem um projeto de uma cidade inclusiva e sustentável, abordando aspectos como moradia, transporte, áreas verdes e serviços públicos.
Incentivar que os alunos apresentem suas ideias para a classe, discutindo como combateriam a segregação e promoveriam o acesso igualitário aos serviços urbanos.
Material Seduc 3º Corte, Aula 14.
https://youtu.be/iV3U-UPMj1Q
TEXTO
A segregação residencial e socioeconômica aprofunda as desigualdades e contribui para a fragmentação social e para os altos níveis de violência que caracterizam muitas cidades latino-americanas e caribenhas, disse a secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, na abertura da Conferência das Cidades em Santiago, no Chile, na terça-feira (3). Lembrando a urbanização acelerada na América Latina e no Caribe, a chefe da CEPAL afirmou que apesar do significativo progresso rumo à erradicação da pobreza na região, altos níveis de segregação residencial e socioeconômica continuam nas cidades latino-americanas. De acordo com estimativas, até 2030 haverá mais 92 milhões de pessoas vivendo nas cidades latino-americanas e caribenhas. Segundo dados da ONU, quase 80% da população da América Latina e do Caribe vivia em áreas urbanas em 2014, percentual que deve chegar a 85% em 2050. Trata-se da região mais urbanizada do mundo, com 68 cidades de mais de 1 milhão de habitantes que apresentam grandes desafios de gestão urbana, como potencializar a eficiência econômica, combater as desigualdades e alcançar a sustentabilidade ambiental. Segundo Bárcena, nesse contexto, é necessário garantir o direito à cidade como um requisito básico para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030. Concluída nesta sexta-feira (6), a Conferência das Cidades focou na implementação regional da Nova Agenda Urbana, uma série de diretrizes para a construção de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir um relatório ou redação onde os alunos explicam o conceito de segregação residencial e sugerem soluções para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis, utilizando os dados e ideias discutidos na aula.
Responder a perguntas de interpretação sobre o texto e analisar os impactos da segregação e da urbanização acelerada na América Latina.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Criar um cartaz ou mural com recortes ou desenhos que representam uma cidade ideal e inclusiva, com foco em elementos como moradia, transporte e áreas verdes, utilizando símbolos e figuras para facilitar a compreensão.
Realizar uma atividade de discussão oral com o auxílio do professor, onde os alunos identificam as desigualdades e relatam ideias de inclusão e sustentabilidade para as cidades, com apoio visual.
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
Mundo do trabalho
(EF08GE17-A) Analisar os principais problemas socioeconômicos e espaciais urbanos nas cidades latino-americanas, enfatizando a segregação socioespacial.
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
As diferenças e desigualdades das grandes cidades latino-americanas
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de segregação residencial e socioeconômica e suas consequências nas cidades latino-americanas.
Analisar os impactos da urbanização acelerada na América Latina, como a fragmentação social e a violência.
Relacionar a necessidade de cidades inclusivas e sustentáveis aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Refletir sobre o direito à cidade e a importância de políticas urbanas para combater as desigualdades e promover a sustentabilidade.
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da aula por meio de uma breve explicação sobre segregação residencial e sua relação com desigualdades e fragmentação social nas cidades.
Realizar uma leitura compartilhada do texto para identificar os principais problemas urbanos na América Latina, como a alta concentração urbana e seus desafios.
Dividir os alunos em pequenos grupos e pedir que identifiquem os pontos principais do texto, como o crescimento urbano, a segregação e os desafios de tornar as cidades inclusivas e sustentáveis.
Debater coletivamente sobre os motivos que levam à segregação nas cidades e suas consequências, como o aumento da violência e as desigualdades.
Apresentar os ODS, com foco no objetivo de construir cidades e comunidades sustentáveis, e discutir como a Nova Agenda Urbana busca enfrentar os desafios urbanos nas cidades da América Latina.
Relacionar o direito à cidade aos ODS, incentivando os alunos a pensar em como a inclusão social, a segurança e a sustentabilidade podem ser implementadas no ambiente urbano.
Propor que os alunos, em grupos, elaborem um projeto de uma cidade inclusiva e sustentável, abordando aspectos como moradia, transporte, áreas verdes e serviços públicos.
Incentivar que os alunos apresentem suas ideias para a classe, discutindo como combateriam a segregação e promoveriam o acesso igualitário aos serviços urbanos.
Material Seduc 3º Corte, Aula 14.
https://youtu.be/iV3U-UPMj1Q
TEXTO
A segregação residencial e socioeconômica aprofunda as desigualdades e contribui para a fragmentação social e para os altos níveis de violência que caracterizam muitas cidades latino-americanas e caribenhas, disse a secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, na abertura da Conferência das Cidades em Santiago, no Chile, na terça-feira (3). Lembrando a urbanização acelerada na América Latina e no Caribe, a chefe da CEPAL afirmou que apesar do significativo progresso rumo à erradicação da pobreza na região, altos níveis de segregação residencial e socioeconômica continuam nas cidades latino-americanas. De acordo com estimativas, até 2030 haverá mais 92 milhões de pessoas vivendo nas cidades latino-americanas e caribenhas. Segundo dados da ONU, quase 80% da população da América Latina e do Caribe vivia em áreas urbanas em 2014, percentual que deve chegar a 85% em 2050. Trata-se da região mais urbanizada do mundo, com 68 cidades de mais de 1 milhão de habitantes que apresentam grandes desafios de gestão urbana, como potencializar a eficiência econômica, combater as desigualdades e alcançar a sustentabilidade ambiental. Segundo Bárcena, nesse contexto, é necessário garantir o direito à cidade como um requisito básico para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030. Concluída nesta sexta-feira (6), a Conferência das Cidades focou na implementação regional da Nova Agenda Urbana, uma série de diretrizes para a construção de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir um relatório ou redação onde os alunos explicam o conceito de segregação residencial e sugerem soluções para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis, utilizando os dados e ideias discutidos na aula.
Responder a perguntas de interpretação sobre o texto e analisar os impactos da segregação e da urbanização acelerada na América Latina.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Criar um cartaz ou mural com recortes ou desenhos que representam uma cidade ideal e inclusiva, com foco em elementos como moradia, transporte e áreas verdes, utilizando símbolos e figuras para facilitar a compreensão.
Realizar uma atividade de discussão oral com o auxílio do professor, onde os alunos identificam as desigualdades e relatam ideias de inclusão e sustentabilidade para as cidades, com apoio visual.
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