Aula 139 Urbanização latino-americana

TEMA: Urbanização latino-americana
Nossa aula foi:
8ºA, segunda-feira, 11 de novembro de 2024.
8ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
 
HABILIDADES
(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
 
CONTEÚDO
As diferenças e desigualdades das grandes cidades latino-americanas
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar as características da urbanização na América Latina e seus impactos na sociedade.
Analisar os efeitos positivos e negativos da urbanização, como o desenvolvimento econômico e os problemas de infraestrutura.
Relacionar a urbanização a questões como pobreza, qualidade de vida e escassez de recursos, como a água.
Refletir sobre as políticas de urbanização e sua importância para o desenvolvimento sustentável nas cidades.
Para tanto, seguiremos a seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da urbanização na América Latina, destacando a taxa de urbanização na região e seu impacto na vida das pessoas.
Distribuir os três textos e realizar uma leitura em conjunto, promovendo uma interpretação inicial sobre os dados e acontecimentos apresentados, como o alto nível de urbanização e os desafios enfrentados.
Dividir os alunos em pequenos grupos para discutir cada um dos textos, com foco nos principais pontos, como o impacto da urbanização na economia, os problemas de infraestrutura e a crise de água mencionada.
Propor que cada grupo elabore uma lista com as vantagens e desvantagens da urbanização baseadas nos textos, incluindo exemplos como acesso a serviços básicos versus risco de favelização e escassez de recursos.
Realizar um debate sobre a crise hídrica mencionada no Texto III, questionando os alunos sobre como a urbanização pode levar a problemas de recursos naturais.
Pedir que os alunos pensem em soluções para a crise de água nas grandes cidades, relacionando com práticas sustentáveis e a necessidade de planejamento urbano.
Propor que os alunos, em grupo, criem um projeto de urbanização sustentável para uma cidade imaginária, incluindo ações para melhorar a qualidade de vida, preservar recursos naturais e evitar problemas como o crescimento descontrolado de favelas.
Incentivar os alunos a apresentarem suas propostas para a classe, explicando como lidariam com a infraestrutura, os serviços básicos e o desenvolvimento sustentável.
MATERIAL:
Material Seduc 3º Corte, Aula 13.
TEXTO I
A América Latina vai atingir uma taxa de urbanização de 90% até 2020, segundo um estudo inédito do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Onu-Habitat), divulgado na manhã desta terça-feira 21. Os dados mostram que a América Latina e o Caribe são as regiões mais urbanizadas do mundo, embora uma das menos povoadas em proporção territorial. Na área, cerca de 80% das pessoas mora em cidades hoje, número superior ao de países desenvolvidos. Metade da população urbana vive em cidades com menos de 500 mil habitantes (222 milhões de indivíduos) e 14% nas megacidades (65 milhões). Carta Capital, 21/08/2013. América Latina atingirá 90% de urbanização até 2020. Disponível em: <Carta Capital>
 
TEXTO II
Segundo o Relatório Mundial de Acompanhamento 2013 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sobre a América Latina e Caribe, a urbanização é um estímulo importante para retirar os cidadãos da pobreza e promover o desenvolvimento. O documento avalia o progresso dos países da região no alcance dos ODM. Levando em conta que mais de 80% dos bens e serviços mundiais são produzidos nas cidades, os países com elevados níveis de urbanização, desde a China até os da América Latina, desempenharam um papel essencial na redução da pobreza. No entanto, o relatório adverte que, se a urbanização não for administrada de modo adequado, também poderá gerar um crescimento descontrolado de favelas, doenças e delinquência.[...]
As áreas urbanas oferecem empregos mais bem remunerados e serviços básicos. Por esta razão, os pobres rurais estão dispostos a migrar e pagar para ter acesso a serviços essenciais. No Brasil, os trabalhadores rurais, cujo salário mínimo é de cerca de sete reais por hora, estavam dispostos a migrar e pagar 420 reais por ano para acesso a melhores serviços de saúde, 87 reais por água limpa e 42 reais por eletricidade.(Organização das Nações Unidas no Brasil. Urbanização adequada pode reduzir pobreza na América Latina e Caribe, diz ONU. Disponível em ONU.org).
 
TEXTO III
“Verão de 2015. As filas para pegar água se espalham por vários bairros. Famílias carregam baldes e aguardam a chegada dos caminhões-pipa. Nos canos e nas torneiras, nem uma gota. O rodízio no abastecimento força lugares com grandes aglomerações, como shopping centers e faculdades, a fechar. As chuvas abundantes da estação não vieram, as obras em andamento tardarão a ter efeito e o desperdício continuou alto. Por isso, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história”. (CALIXTO, B.; IMERCIO, A. Crise da água em São Paulo: Quanto falta para o desastre? Blog do Planeta, Revista Época, 2014. Disponível em:<http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta> . Acesso em: 20 mar. 2015).
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Elaborar uma redação ou relatório onde os alunos respondem perguntas sobre os efeitos da urbanização, baseando-se nos textos, e explicam uma proposta de solução para os desafios mencionados, como a escassez de água.
Responder a um questionário com perguntas de interpretação dos textos e análise crítica sobre o tema da urbanização, incentivando a reflexão sobre as questões sociais e ambientais.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Criar um cartaz com os principais pontos discutidos, utilizando ilustrações, recortes ou gráficos simples para representar os efeitos da urbanização e as soluções propostas.
Realizar uma atividade de interpretação oral onde os alunos, com apoio visual, identificam as vantagens e desvantagens da urbanização e relatam soluções possíveis com a ajuda do professor, enfatizando os pontos que mais compreenderam.