TEMA: Regiões por uso dos recursos hídricos
Nossa aula foi:
8ºA,segunda-feira,
30 de setembro de 2024 .
Nossa aula foi:
8ºA,
EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF08GE15-A) Relacionar os recursos hídricos da América Latina, aquíferos bacias hidrográficas, com a dinâmica climática.
(EF08GE15-B) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, como Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Compreender e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
CONTEÚDO
Recursos hídricos da América Latina e a dinâmica climática
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Mundo do trabalho
(EF08GE15-A) Relacionar os recursos hídricos da América Latina, aquíferos bacias hidrográficas, com a dinâmica climática.
(EF08GE15-B) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, como Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Compreender e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
Recursos hídricos da América Latina e a dinâmica climática
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância da água para as atividades humanas e a sobrevivência.
Analisar a distribuição desigual dos recursos hídricos e suas consequências.
Promover a reflexão crítica sobre o uso da água e a escassez hídrica.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura da aula:Introdução
Apresentar o tema da aula, destacando a importância da água para a vida e as atividades econômicas.
Explicar os objetivos da aula e o que os alunos devem esperar aprender.
Leitura e Análise do Texto
Distribuir o texto para os alunos e solicitar que leiam individualmente.
Após a leitura, promover uma discussão em sala sobre os principais pontos do texto, como:
A importância da água para a agricultura e a indústria.
A desigualdade na distribuição dos recursos hídricos.
O conceito de estresse hídrico e suas implicações.
Divisão em Grupos para Discussão
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Pedir que cada grupo discuta as seguintes questões:
Quais são as principais causas da escassez de água em diferentes países?
Como o aumento do consumo de água pode afetar a disponibilidade desse recurso no futuro?
Quais são as consequências da falta de acesso a água tratada e saneamento básico?
Atividades de Questões Discursivas
Propor as seguintes questões discursivas para os alunos responderem individualmente ou em grupos:
Explique a relação entre a irrigação e o consumo de água. Por que a irrigação é responsável por uma grande parte do uso da água disponível?
Defina o conceito de estresse hídrico e explique como ele é medido. Quais são as consequências para os países que enfrentam estresse hídrico extremamente alto?
Analise a diferença no consumo diário de água entre diferentes países e discuta como fatores culturais e ambientais influenciam esses números.
Com base no texto, discorra sobre a importância do saneamento básico e o impacto da água suja na saúde pública, especialmente em países da Ásia.
Proponha soluções para melhorar o acesso à água tratada e ao saneamento básico em regiões com alta vulnerabilidade hídrica.
Apresentação dos Grupos
Cada grupo deve apresentar suas respostas para a turma, explicando suas análises e conclusões.
Permitir que os outros alunos façam perguntas e contribuam com suas observações durante as apresentações.
Debate sobre Políticas Públicas
Promover um debate sobre as políticas públicas relacionadas à gestão da água e ao saneamento.
Utilizar questões para guiar o debate, como:
Quais medidas poderiam ser adotadas para garantir o acesso à água tratada para todos?
Como a sociedade pode se envolver na preservação dos recursos hídricos?
Reflexão Final
Pedir que os alunos escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a realidade de suas comunidades.
Sugerir que eles pensem em ações que poderiam ser tomadas para promover o uso sustentável da água.
MATERIAL:Livro de Geografia do Projeto Araribá do 8º ano, pág. 64.
CLIQUE AQUI para acessar o texto.
Texto complementar
A água no século XXI é um desafio de todos
O Conselho Mundial da Água estima que o consumo pelo homem aumentará 40% em duas décadas e assim 17% mais água do que o disponível agora será necessário para manter a produção de alimentos. Apenas metade da Ásia tem saneamento básico e um terço acesso a água tratada. Água suja resultado de baixo cuidado sanitário é o maior causador de mortes infantis na Ásia e globalmente mata uma criança a cada 30 segundos. A situação do Brasil quanto ao acesso a água tratada é melhor (72%) mas com relação ao saneamento a situação é semelhante. Um indivíduo médio asiático usa 10 litros de água por dia para beber, lavar, cozinhar e higiene pessoal. Descargas de vasos sanitários ocidentais usam de 16 a 22 litros de água. O consumo diário per capita de um alemão é de 128 litros e de um inglês 149. O consumo diário de Las Vegas (EUA) é de 1.230 litros. Estes consumos diferenciados são fruto de disponibilidades ambientais diferenciadas, mas também de culturas diferentes.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 1🎒
Resolução de atividades discursivas no caderno.
1. Para que podemos dizer que a água é fundamental? (texto principal, 1º parágrafo)
2. Como é a distribuição de dos recursos hídricos no planeta? (texto principal, 2º parágrafo)
3. Qual é a proporção e finalidade da água de acordo com o relatório da FAO de 2016? (texto principal, 3º parágrafo)
4. Como pode ser calculada a taxa de escassez de água de um país? (texto principal, 4º parágrafo)
5. Com riqueza de detalhes, descreva as informações constantes no Planisfério: estresse hídrico de 2013. (mapa)
6. Qual é a projeção do consumo de água com base no Conselho Mundial da Água? (texto complementar, 1º parágrafo)
7. Que informações sobre água tratada são registradas na Ásia de acordo com o Conselho Mundial da Água? (texto complementar, 1º parágrafo)
8. Que informações sobre água tratada são registradas no Brasil de acordo com o Conselho Mundial da Água? (texto complementar, 1º parágrafo)
9. Qual é a quantidade média e a finalidade do uso de água no continente asiático? (texto complementar, 2º parágrafo)
10. Qual é a quantidade média do uso de água na Alemanha, Inglaterra e EUA? (texto complementar, 2º parágrafo)
2. Como é a distribuição de dos recursos hídricos no planeta? (texto principal, 2º parágrafo)
3. Qual é a proporção e finalidade da água de acordo com o relatório da FAO de 2016? (texto principal, 3º parágrafo)
4. Como pode ser calculada a taxa de escassez de água de um país? (texto principal, 4º parágrafo)
5. Com riqueza de detalhes, descreva as informações constantes no Planisfério: estresse hídrico de 2013. (mapa)
6. Qual é a projeção do consumo de água com base no Conselho Mundial da Água? (texto complementar, 1º parágrafo)
7. Que informações sobre água tratada são registradas na Ásia de acordo com o Conselho Mundial da Água? (texto complementar, 1º parágrafo)
8. Que informações sobre água tratada são registradas no Brasil de acordo com o Conselho Mundial da Água? (texto complementar, 1º parágrafo)
9. Qual é a quantidade média e a finalidade do uso de água no continente asiático? (texto complementar, 2º parágrafo)
10. Qual é a quantidade média do uso de água na Alemanha, Inglaterra e EUA? (texto complementar, 2º parágrafo)
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 2🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade Regiões por uso dos recursos hídricos
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade A água no século XXI é um desafio de todos