TEMA: Gestão dos recursos hídricos na América Latina
Nossa aula foi:
8ºA,terça-feira,
01 de outubro de 2024 .
8ºB,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF08GE15-A) Relacionar os recursos hídricos da América Latina, aquíferos bacias hidrográficas, com a dinâmica climática.
(EF08GE15-B) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, como Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Compreender e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
CONTEÚDO
Recursos hídricos da América Latina e a dinâmica climática
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Mundo do trabalho
(EF08GE15-A) Relacionar os recursos hídricos da América Latina, aquíferos bacias hidrográficas, com a dinâmica climática.
(EF08GE15-B) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina, como Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes. Compreender e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
Recursos hídricos da América Latina e a dinâmica climática
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância dos recursos hídricos na América Latina e os desafios enfrentados na sua gestão.
Analisar os impactos ambientais relacionados à contaminação dos rios e suas consequências para as populações.
Promover a reflexão crítica sobre a gestão integrada das bacias hidrográficas.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura da aula:Introdução
Apresentar o tema da aula, destacando a riqueza hídrica da América Latina e a importância da gestão sustentável desse recurso.
Explicar os objetivos da aula e o que os alunos devem esperar aprender.
Leitura e Análise do Texto
Distribuir o texto para os alunos e solicitar que leiam individualmente.
Após a leitura, promover uma discussão em sala sobre os principais pontos do texto, como:
A importância das bacias hidrográficas na América Latina.
Os desafios enfrentados pelos países em relação à gestão dos recursos hídricos.
O impacto do derramamento de óleo nos rios e nas comunidades.
Divisão em Grupos para Discussão
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Pedir que cada grupo discuta as seguintes questões:
Quais são os principais desafios que os países da América Latina enfrentam na gestão de suas bacias hidrográficas?
Como a contaminação de um rio em um país pode afetar as populações de outros países?
Quais medidas podem ser adotadas para melhorar a gestão dos recursos hídricos na região?
Atividades de Questões Discursivas
Propor as seguintes questões discursivas para os alunos responderem individualmente ou em grupos:
Explique a importância das bacias hidrográficas na América Latina e como elas devem ser geridas de forma integrada.
Analise os impactos ambientais do derramamento de óleo nos rios da Amazônia peruana e discorra sobre as consequências para as comunidades ribeirinhas e indígenas.
Discuta a relação entre a gestão dos recursos hídricos e a proteção do meio ambiente. Quais são os desafios que os países enfrentam nesse contexto?
Proponha soluções para os problemas de contaminação dos rios e a gestão sustentável dos recursos hídricos na América Latina.
Apresentação dos Grupos
Cada grupo deve apresentar suas respostas para a turma, explicando suas análises e conclusões.
Permitir que os outros alunos façam perguntas e contribuam com suas observações durante as apresentações.
Debate sobre Políticas Públicas
Promover um debate sobre as políticas públicas relacionadas à gestão dos recursos hídricos na América Latina.
Utilizar questões para guiar o debate, como:
Quais medidas poderiam ser adotadas para garantir a proteção das bacias hidrográficas?
Como a cooperação entre países pode ajudar na gestão dos recursos hídricos?
Reflexão Final
Pedir que os alunos escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a realidade de suas comunidades.
Sugerir que eles pensem em ações que poderiam ser tomadas para promover a gestão sustentável da água.
MATERIAL:
Livro de Geografia do Projeto Araribá do 8º ano, pág. 65.
CLIQUE AQUI para acessar o texto.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 1🎒
Resolução de atividades discursivas no caderno.
1. O Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere à disponibilidade de
água doce? (parágrafo 1)
2. Na sua opinião, como deve ser realizada a gestão das bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes? (parágrafo 2; resposta pessoal, mas espera-se que o aluno considere que mesmo em países diferentes tratariam de uma única bacia hidrográfica)
3. De acordo com a reportagem apresentada, como um impacto local no meio ambiente pode se tornar regional ou global?
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 2🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 2 FLEXIBILIZADA🎒
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade
Livro de Geografia do Projeto Araribá do 8º ano, pág. 65.
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🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 1🎒
Resolução de atividades discursivas no caderno.
1. O Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere à disponibilidade de
água doce? (parágrafo 1)
2. Na sua opinião, como deve ser realizada a gestão das bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes? (parágrafo 2; resposta pessoal, mas espera-se que o aluno considere que mesmo em países diferentes tratariam de uma única bacia hidrográfica)
3. De acordo com a reportagem apresentada, como um impacto local no meio ambiente pode se tornar regional ou global?
Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA 2 FLEXIBILIZADA🎒
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