Aula 71 EUA e China revivem a Guerra Fria

TEMA: EUA e China revivem a Guerra Fria

Nossa aula foi:

8ºA, terça-feira, 28 de maio de 2024.

8ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..

EIXO TEMÁTICO

Mundo do trabalho

 

HABILIDADES

(EF08GE14-A) Analisar a influência do capital estadunidense e chinês no processo de distribuição das atividades econômicas pelo mundo, com destaque para o Brasil.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção:

 

CONTEÚDO

A influência do capital estadunidense e chinês na distribuição das atividades econômicas

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é contextualizar a questão da disputa hegemônica entre EUA e China.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e interpretação de texto.

Inicialmente, elencaremos elementos de proximidade entre a China e a Rússia e distanciamento dos EUA na ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Na retomada da aula, conduziremos a discussão para uma retomada histórica acerca da Guerra Fria.

 

MATERIAL:

Material Seduc 2º Corte, Aula 8.

 

O mundo parece estar girando para trás, com os principais atores do tabuleiro mundial retomando movimentos de meio século, mas na direção oposta. Uma das versões sobre a “diplomacia do pingue-pongue”, instaurada em 1971, dá conta de que a artimanha foi desenrolada pelo premier chinês Zhu Enlai e abraçada pelo chanceler norte-americano Henry Kissinger, para derreter o gelo da “guerra fria” entre os dois países, que durava pelo menos duas décadas. Pois, agora, os chineses parecem estar agindo ao contrário: em setembro, o líder Xi Jinping convidou pessoalmente o presidente russo Vladimir Putin para os Jogos Olímpicos de Inverno-2022 CLIQUE AQUI (marcados para fevereiro, até segunda ordem), deixando Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, à deriva. Desta vez o esporte virou pano de fundo para uma “guerra quente” na política (ao menos atletas que treinam por anos e anos não devem ser prejudicados…). Há 50 anos, Richard Nixon e Mao Zedong se abriam à reaproximação entre seus países. O primeiro tencionava impedir um conflito China-URSS, que vinham de confrontos na fronteira. O segundo queria os militares norte-americanos fora de Taiwan, a ilha que “escapou” do domínio chinês. Assim, Nixon deu permissão à equipe nacional de tênis de mesa para aceitar o convite de uma excursão à China. Como o ato foi bem recebido pela população dos Estados Unidos, os políticos seguiram em frente no estreitamento de relações e hoje são duas parceiras comerciais gigantescas. E agora? Pela tradição olímpica, o país-anfitrião dos Jogos faz o convite aos líderes mundiais, só depois replicado pelo Comitê Olímpico Internacional. Mas os chineses não estão gostando de insinuações de Biden quanto a trapaças e violação de direitos humanos CLIQUE AQUI, depois de aguentarem o fanfarrão raivoso Donald Trump. Percebendo finalmente que estava mesmo era na lista dos não-convidados (após encontro online com Xi em novembro), o atual presidente norte-americano retrucou com ameaças de “boicote diplomático” aos Jogos CLIQUE AQUI. A resposta chinesa foi que se utilizará de “contramedidas” caso a decisão se confirme e dizendo para Biden parar de politizar os Jogos. Os adversários entraram em campo e não parecem muito dispostos a jogar por um empate diplomático. Seguimos assistindo da geral.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes que levam a compreender a disputa pelo poder internacional entre EUA e China.

Resolução de atividades discursivas e objetivas com devolutiva imediata.

QUESTÕES

Analise a estratégia da "diplomacia do pingue-pongue" mencionada no texto e explique como ela foi utilizada para derreter o gelo da "guerra fria" entre China e Estados Unidos.

Resposta: A estratégia da "diplomacia do pingue-pongue" foi utilizada pelo premier chinês Zhu Enlai e pelo chanceler norte-americano Henry Kissinger para derreter o gelo da "guerra fria" entre os dois países. Consistiu em um convite da China à equipe nacional de tênis de mesa dos Estados Unidos para uma excursão ao país, o que foi bem recebido pela população e resultou no estreitamento das relações entre as nações.

Comente sobre a reaproximação entre China e Estados Unidos há 50 anos e como isso influenciou as relações comerciais entre os dois países atualmente.

Resposta: Há 50 anos, Richard Nixon e Mao Zedong abriram caminho para a reaproximação entre China e Estados Unidos. Nixon buscava evitar um conflito entre China e URSS, enquanto Mao queria a retirada dos militares norte-americanos de Taiwan. A partir desse momento, as relações entre os dois países foram se estreitando e hoje são parceiras comerciais gigantescas.

Identifique as insinuações feitas por Joe Biden em relação à China e explique como a resposta chinesa foi dada.

Resposta: Joe Biden insinuou trapaças e violação de direitos humanos por parte da China. Em resposta, os chineses afirmaram que utilizarão "contramedidas" caso a decisão de boicotar os Jogos Olímpicos se confirme e pediram para Biden parar de politizar o evento.

Caracterize a relação atual entre China e Estados Unidos em relação aos Jogos Olímpicos de Inverno-2022.

Resposta: A relação atual entre China e Estados Unidos em relação aos Jogos Olímpicos de Inverno-2022 é tensa. Os chineses convidaram pessoalmente o presidente russo Vladimir Putin para o evento, deixando Joe Biden à deriva. Biden respondeu com ameaças de boicote diplomático aos Jogos, o que gerou uma resposta da China afirmando que utilizará "contramedidas" caso o boicote se confirme.

Explique o significado da expressão "guerra quente" mencionada no texto e como ela se relaciona com os Jogos Olímpicos.

Resposta: A expressão "guerra quente" mencionada no texto se refere à tensão política entre China e Estados Unidos em relação aos Jogos Olímpicos de Inverno-2022. O convite pessoal do líder chinês ao presidente russo e as insinuações de Biden geraram uma disputa diplomática entre os dois países, que não parecem dispostos a jogar por um empate diplomático.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes que levam a compreender a disputa pelo poder internacional entre EUA e China.

Resolução de atividades discursivas e objetivas com devolutiva imediata.

CLIQUE AQUI para resolver às questões.