Aula 63 BRICS desafiam a ordem econômica internacional

TEMA: BRICS desafiam a ordem econômica internacional

Nossa aula foi:

8ºA, terça-feira, 14 de maio de 2024. Retomada terça-feira, 14 de maio de 2024.

8ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..

EIXO TEMÁTICO

Conexões e escalas

 

HABILIDADES

(EF08GE09-A) Analisar a posição dos EUA e dos BRICS - Brasil, Rússia, China e África do Sul, no cenário socioeconômico mundial, compreendendo os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial:

 

CONTEÚDO

Posição dos EUA e dos BRICS no cenário socioeconômico mundial

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é analisar estratégias de desenvolvimento da cúpula dos países membros do BRICS e as consequências internacionais.

Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e interpretação de texto.

Inicialmente apresentaremos algumas decisões estratégicas relativas ao banco dos BRICS. Na oportunidade realizaremos atividades de fixação do conteúdo.

Na retomada da aula, faremos uma realizaremos atividades de fixação do conteúdo e uma visita ao sítio do BRICS na internet para visualizar projetos e informações adicionais.

 

MATERIAL:

Material Seduc 2º Corte, Aula 7.

 

1. Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS ainda não foi oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. Outra medida que também não agradou aos EUA e Reino Unido foi a criação de um contingente de reserva no valor de 100 bilhões de dólares. Tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a estabilidade econômica dos 5 países que fazem parte do grupo. Com essas decisões, é possível perceber a importância econômica e política desse grupo, assim como também é possível vislumbrar a emergência de uma rivalidade entre o BRICS, os EUA e a União Europeia.

2. A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.

CLIQUE AQUI para acessar ao sítio do BRICS na internet

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒

Registro no caderno de pontos relevantes que levam a compreender o acordo BRICS.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

 

🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒

Análise de questões relativas ao o acordo BRICS.

Resolução de atividades objetivas com devolutiva imediata.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre estratégias do BRICS.

CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula sobre histórico do BRICS.