TEMA: Guerra Comercial EUA e China e a economia mundial
Nossa aula foi:
8ºA, terça-feira, 6 de agosto de 2024.
8ºB,
EIXO TEMÁTICO
Conexões e escalas
HABILIDADES
(EF08GE07-B) Compreender
as relações geopolíticas e econômicas atuais entre os EUA, a China e o Brasil:
processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades
econômicas e do capital.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Corporações e organismos
internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial:
CONTEÚDO
EUA, China e Brasil –
relações socioeconômicas
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é discutir os conflitos entre EUA e China no contexto atual a partir da nova ordem mundial de 1990.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura de texto e realização de atividades para discutir a questão da guerra comercial entre os EUA e a China.
Inicialmente daremos foco na leitura, registro de síntese no quadro,
discussão da temática guerra comercial entre os EUA e a China no que se refere
aos conflitos estabelecidos por Trump contra a China.
Na retomada daremos foco na aplicação do questionário objetivo com
devolutiva imediata sobre a guerra comercial entre os EUA e a China no que se
refere aos conflitos estabelecidos por Trump contra a China.
MATERIAL:
Material Seduc 2º Corte, Aula 9.
TEXTO
A China exporta aos Estados Unidos muito mais do que importa em produtos norte-americanos. Isso passou a ser um problema para economia e política americana. A bandeira de campanha do presidente dos EUA, Donald Trump foi o combate aos produtos “Made in China”. Para tanto passou colocar em prática sua política América First (América Primeiro), cujo o objetivo é fortalecer a indústria americana em detrimento de produtos importados.
A tensão aumentou quando os Estados Unidos impuseram tarifas de 25% sobre a importação de aço e 10% sobre o alumínio de diversos países. Os chineses são os maiores produtores e exportadores mundiais de aço e ameaçaram retaliar sobretaxando produtos agrícolas exportados pelos americanos. Seria o início de uma guerra comercial? São denominadas guerras comerciais os conflitos iniciados quando um país impõe tarifas comerciais à importação de uma nação, que corresponde sobretaxando os produtos de seu concorrente.
As disputas comerciais entre países são frequentes e quem define as regras do comércio internacional e eventuais soluções de conflito é a Organização Mundial do Comércio (OMC), órgão criado nos anos 90. O presidente Donald Trump decidiu agir contra a China sem submeter suas queixas à OMC. E a China, que se tornou membro da OMC apenas em 2001, recorreu à organização contra os EUA. O presidente americano Donald Trump alega que os acordos comerciais com a China não têm sido vantajosos para os Estados Unidos, especialmente com a ida de fábricas para o país asiático e a consequente perda de empregos. Guerras comerciais podem gerar efeitos negativos para os dois lados, caso não terminem em uma solução negociada. Nesse caso, no entanto, como os envolvidos são as duas maiores potências mundiais, os lances do conflito tendem a afetar a economia de outros países em nível mundial. Isto porque as cadeias de produção e consumo estão interligadas.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de pontos relevantes que levam a compreender a guerra comercial dos EUA contra a China.
Resolução de atividades discursivas e objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Registro no caderno de pontos relevantes que levam a compreender a guerra comercial dos EUA contra a China.
Resolução de atividades discursivas e objetivas com devolutiva imediata.
🔖Parte reservada aos
Estudos para as Avaliações🎒
CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões trabalhadas nessa aula sobre a guerra comercial entre os EUA e a China no que se refere aos conflitos estabelecidos por Trump contra a China.