TEMA: A Nova Ordem Mundial
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
EIXO TEMÁTICO
Conexões e escalas
HABILIDADES
(EF08GE07-B) Compreender
as relações geopolíticas e econômicas atuais entre os EUA, a China e o Brasil:
processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades
econômicas e do capital.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Corporações e organismos
internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial:
CONTEÚDO
EUA, China e Brasil –
relações socioeconômicas
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar a questão da nova ordem mundial criada após a bipolarização construída ao longo da Guerra Fria.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura de texto e realização de atividades para discutir a questão da Nova Ordem Mundial.
Inicialmente daremos foco na leitura, registro de síntese no quadro,
discussão da temática Nova Ordem Mundial no que se refere a unimultipolaridade.
Na retomada daremos foco na aplicação do questionário objetivo com
devolutiva imediata sobre a Nova Ordem Mundial no que se refere a unimultipolaridade.
MATERIAL:
https://www.youtube.com/watch?v=eIK_RenVVSY
Material Seduc 2º Corte, Aula 9.
TEXTO
A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da UniãoSoviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político. A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito. A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000. Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Resolução de
atividades objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Registro no caderno de pontos relevantes que levam a compreender a nova ordem mundial.
CLIQUE AQUI para resolver às questões.
🔖Parte reservada aos
Estudos para as Avaliações🎒
CLIQUE AQUI para VISUALIZAR e PRATICAR as questões trabalhadas nessa aula sobre Nova Ordem Mundial no que se refere a unimultipolaridade.