TEMA: Estado, País, Nação e Território
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
EIXO TEMÁTICO
Conexões e escalas
HABILIDADES
(EF08GE05-A) Definir e
aplicar os conceitos de Estado, paisagem, lugar, nação, região, território,
governo, país, cultura e povo nos espaços de conflitos e tensões atuais no
contexto mundial.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Corporações e organismos
internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial:
CONTEÚDO
Conceitos de Estado,
paisagem, lugar, nação, região, território, governo, país, cultura e povo
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar elementos que levam a compreender os conceitos de Estado, paisagem, lugar, nação,
região, território, governo, país, cultura e povo.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e
interpretação de texto.
Incialmente abordaremos as Diferenças entre Estado, País, Nação e
Território. Na oportunidade, realizar atividades de fixação do conteúdo
trabalhado.
Na primeira retomada da aula buscaremos responder à questão: O que é
território? Na oportunidade, realizar atividades de fixação do conteúdo
trabalhado.
Na segunda retomada da aula abordaremos o Conceito de Estado. Na
oportunidade, realizar atividades de fixação do conteúdo trabalhado.
Na terceira retomada da aula abordaremos a Diferença entre Estado e País.
Na oportunidade, realizar atividades de fixação do conteúdo trabalhado.
Na quarta retomada da aula abordaremos o Conceito de Nação. Na
oportunidade, realizar atividades de fixação do conteúdo trabalhado.
Na quinta retomada da aula abordaremos O estímulo ao nacionalismo como
exercício da soberania. Na oportunidade, realizar atividades de fixação do
conteúdo trabalhado.
MATERIAL:
Material Seduc 1º Corte, Aula 4.
TEXTO
Diferenças entre
Estado, País, Nação e Território
1. Para melhor
compreendermos algumas noções geográficas, geopolíticas e sociais do mundo que
nos envolve, muitas vezes precisamos compreender corretamente alguns conceitos
que nos servem de base para estudar e analisar a realidade. Dentre esses
conceitos, podemos citar os de Estado, país, nação e território, termos
diferentes entre si, mas que costumam se inserir em um mesmo contexto
discursivo.
O que é território?
2. É importante,
primeiramente, definir o que é território. Na Geografia, assim como ocorre com
a maioria dos conceitos básicos de todas as ciências humanas, não há um
consenso exato sobre o que seja, simplificadamente, o território. Mas, aqui,
podemos compreender esse termo como sendo o espaço geográfico apropriado e
delimitado por relações de soberania e poder. Em alguns casos, o território
possui fronteiras fixas e muito bem delimitadas (a exemplo do território
brasileiro); em outros, seus limites não são muito claros (como o território
delimitado por algum grupo terrorista ou por um consórcio de grandes empresas).
Portanto, quando falamos, por exemplo, em “território brasileiro”, não estamos
falando do Brasil propriamente dito, mas do seu espaço delimitado
correspondente, delimitação essa exercida por meio de um domínio que é
reconhecido internacionalmente, o qual chamamos de soberania. Por assim dizer,
podemos entender que o Brasil é soberano sobre o seu território, exercendo
sobre ele a sua vontade, ou seja, os interesses de seus habitantes.
Conceito de Estado
3. Assim sendo, a
soberania territorial é exercida pelo Estado brasileiro. Perceba que esse
termo, com “E” maiúsculo, difere-se do estado (com “e” minúsculo), que é apenas
uma unidade federativa ou uma província do país. O Estado é, portanto, um
conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando
atender os anseios e interesses de sua população. Dentre essas instituições,
podemos citar as escolas, os hospitais públicos, os departamentos de política,
o governo e muitas outras.
Diferença entre
Estado e País
4. É necessário,
contudo, estabelecer a diferença entre Estado e País. Enquanto o primeiro é uma
instituição formada por povo, território e governo, o segundo é um conceito
genérico referente a tudo o que se encontra no território dominado por um
Estado e apresenta características físicas, naturais, econômicas, sociais,
culturais e outras. No nosso caso, o Brasil é o país e a República Federativa
do Brasil é o Estado.
Conceito de Nação
5. Por outro lado, o
conceito de Nação, por sua vez, também possui suas diferenças e
particularidades em relação aos demais termos supracitados. Nação significa uma
união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre
si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de
culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros. Assim sendo, nem sempre uma
nação equivale a um Estado, ou a um país ou, até mesmo, a um território,
havendo, dessa forma, muitas nações sem território e sem uma soberania
territorial constituída. A Espanha é um exemplo clássico de Estado
multinacional, ou seja, com um grande número de nações vivendo em seu
território. Existem os espanhóis, mas também existem os catalães, uma nação
atualmente sem um Estado soberano e, portanto, sem um território político
definido, além dos bascos, navarros e alguns outros. A maior parte dessas
nações reivindica, inclusive, a criação de seus Estados independentes, com a
delimitação de seus respectivos territórios, algo que ainda não foi conseguido.
Outro exemplo de nação sem território são os curdos, conhecidos por serem a
maior de todas as nações sem um Estado correspondente, de forma que seu povo
habita vários países situados ao longo do Oriente Médio, no continente
asiático. Essa nação vem solicitando a vários países e instituições
internacionais a criação de seu país, que se chamaria Curdistão.
CLIQUE AQUI para verificar a localização da Catalunha.
CLIQUE AQUI para verificar a localização do território em que vivem os bascos na Espanha e na França.
CLIQUE AQUI para verificar a localização da Navarra.
CLIQUE AQUI para verificar a localização dos curdos no Irã e no Iraque.
O estímulo ao
nacionalismo como exercício da soberania
6. Muitos Estados,
para garantirem o exercício de suas soberanias em seus territórios, tentam
criar entre os seus habitantes um sentimento nacional, ou seja, a ideia de que
aquele país equivale a uma nação geral, o que costuma ser chamado de
nacionalismo. O estímulo ao nacionalismo é visto com bons olhos por muitas
pessoas no sentido de essas valorizarem os seus territórios e suas populações,
mas é preciso ter cuidado, pois os fatos históricos já demonstraram que um
nacionalismo extremo pode provocar uma onda de fascismo. Nesse caso, o governo
e até as pessoas passam a considerar que a sua nação (ou “raça”) é naturalmente
superior às demais, justificando ações bélicas e formas de preconceito
diversas, tal qual foi o caso do Nazismo na Alemanha em meados do século XX.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro no caderno de
pontos relevantes que levam a compreender os conceitos de Estado, paisagem,
lugar, nação, região, território, governo, país, cultura e povo.
Resolução de atividades
objetivas com devolutiva imediata.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒
Análise de questões que levam a compreender conceitos de Estado, paisagem, lugar, nação, região,
território, governo, país, cultura e povo.
Resolução de atividades objetivas com devolutiva
imediata.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula do parágrafo 1 e da vídeo aula.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula do conceito de território parágrafo 2.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula do conceito de Estado, parágrafo 3.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula da diferença entre Estado e País, parágrafo 4.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula do conceito de Nação, parágrafo 5.
CLIQUE AQUI para acessar à Atividade dessa aula do estímulo ao nacionalismo como exercício da soberania diferença entre Estado e País, parágrafo 6.