Aula 157 Povos da América Latina

TEMA: Povos da América Latina
Nossa aula foi:
8ºA, terça-feira, 17 de dezembro de 2024.
8ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..EIXO TEMÁTICO
Natureza, ambientes e qualidade de vida
 
HABILIDADES
(EF08GE23-A) Compreender os povos da América Latina como sujeitos das diversas paisagens desse continente.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na América Latina:
 
CONTEÚDO
Os povos da América Latina
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da Aula são: 
Identificar os elementos que compõem as paisagens, diferenciando paisagens naturais e culturais.
Compreender como as transformações nas paisagens refletem aspectos históricos e culturais.
Analisar as influências dos povos indígenas e incas na modificação das paisagens na América do Sul.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar com um diálogo interativo: "Quais paisagens vocês conhecem que apresentam características tanto do presente quanto do passado?"
Mostrar imagens de diferentes paisagens (naturais e culturais) e perguntar: "Vocês conseguem identificar quais dessas paisagens sofreram intervenção humana?"
Distribuir o texto e orientar os alunos para uma leitura individual ou em duplas.
Após a leitura, destacar os conceitos de paisagem natural e cultural.
Realizar perguntas reflexivas, como:
"Quais exemplos de paisagens históricas podemos encontrar no Brasil?"
"Como a presença de povos indígenas e incas influenciou as paisagens da América do Sul?"
Dividir a turma em pequenos grupos e propor:
Grupo 1: Identificar elementos de paisagens culturais no texto e ilustrar uma paisagem fictícia que combine elementos do passado e do presente.
Grupo 2: Elaborar uma linha do tempo sobre o Império Inca, destacando sua influência nas paisagens naturais e culturais dos países mencionados.
Grupo 3: Fazer um levantamento das características de uma cidade histórica brasileira e comparar com paisagens culturais de outros países da América do Sul.
Cada grupo apresenta brevemente seu trabalho.
Finalizar com a pergunta: "Como podemos preservar as paisagens do passado sem comprometer as necessidades do presente?"
MATERIAL:
Material Seduc 4º Corte, Aula 18.
TEXTO
1. A paisagem é composta por elementos do presente e do passado, é dotada de aspectos naturais e culturais
2. As paisagens apresentam aspectos e elementos do presente e do passado, que muitas vezes convivem em um mesmo espaço. Se observarmos, por exemplo, a paisagem de uma cidade histórica, podemos notar elementos do passado que foram conservados em conjunto com aspectos do presente ou que surgiram em tempos mais recentes. Assim, é possível comparar essas paisagens e observar ao menos algumas de suas principais características, como a sua arquitetura, estilos culturais e outros.
3. As paisagens carregam consigo aspectos naturais, sociais e aspectos culturais ou humanizados. Quando uma determinada área é formada apenas pelos elementos da natureza, falamos de uma paisagem natural, mas quando ela apresenta alguma intervenção humana, então falamos de paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”.
4. Já sabemos que a América do Sul é formada por 13 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Assim como existiram e existem diferentes paisagens, recursos naturais, e aspectos culturais nesses 13 países, os povos que ali viveram e ainda vivem são responsáveis por transformações ocorridas ao longo da história.
5. Os primeiros povos da América Latina se dividiram entre os incas e os indígenas que ocuparam o território.
6. Os incas viviam nos planaltos andinos, ocupando a região que corresponde ao Equador, à Colômbia, à Venezuela, ao Peru, à Bolívia e ao Chile. Viviam em aldeias e se dedicavam à agricultura e ao pastoreio.
7. Produziam para consumo próprio de suas aldeias e suas produções foram responsáveis pela transformação inicial da vegetação dos países onde habitavam. Resistiram à invasão e ao domínio espanhol durante quarenta anos. O Império Inca acabou em 1572 com a morte de seu último imperador, Tupac Amaru.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Comum
Produzir uma redação ou responder questões abertas com base no texto:
Explique a diferença entre paisagem natural e paisagem cultural.
Cite exemplos de paisagens históricas na América do Sul e analise sua importância cultural.
Como os povos indígenas e incas influenciaram as paisagens da América do Sul?
Flexibilizada
Para alunos com déficit intelectual que sabem ler:
Completar frases ou tabelas baseadas no texto, como:
"Uma paisagem é formada por elementos ______ e ______."
"Os incas viviam nos planaltos ______ e se dedicavam à ______."
Desenhar ou colorir um mapa indicando os países da América do Sul onde viveram os incas e identificar as paisagens culturais formadas por eles.