TEMA: América Latina: muita água, desperdício e pouco saneamento
Nossa aula foi:
8ºA,terça-feira,
22 de setembro de 2024 .
Nossa aula foi:
8ºA,
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EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
HABILIDADES
(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
CONTEÚDO
As diferenças e desigualdades das grandes cidades latino-americanas
METODOLOGIA:
Os objetivos dessa aula são:
EIXO TEMÁTICO
Mundo do trabalho
(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina:
As diferenças e desigualdades das grandes cidades latino-americanas
Os objetivos dessa aula são:
Compreender as principais problemáticas relacionadas à água nas grandes cidades latino-americanas.
Analisar a distribuição, estrutura e dinâmica da população em relação ao acesso à água e saneamento.
Discutir soluções e a importância do planejamento urbano para enfrentar a crise hídrica.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:Introdução e Discussão Teórica
Abertura:
Apresentação do tema da aula e dos objetivos.
Breve introdução sobre a importância da água e os desafios enfrentados nas grandes cidades.
Leitura do Texto:
Leitura em grupo do texto fornecido, com pausas para esclarecimento de dúvidas e destaque dos trechos importantes.
Discussão em Grupo:
Dividir a turma em grupos pequenos.
Cada grupo deve discutir as problemáticas apresentadas no texto, como a escassez de água, contaminação e desperdício.
Um representante de cada grupo apresenta as conclusões para a turma.
Atividade de Mapa Conceitual:
Cada grupo deve criar um mapa conceitual em uma cartolina, relacionando as problemáticas da água com as condições de vida e a dinâmica populacional.
Análise e Aplicação Prática
Atividade de Análise de Mapas:
Propor uma atividade onde os alunos analisem mapas das grandes cidades latino-americanas, identificando áreas de vulnerabilidade e problemas de abastecimento de água.
Os alunos devem discutir como a distribuição da população e a estrutura urbana afetam o acesso à água.
Discussão e Reflexão:
Discussão sobre a importância do planejamento urbano e das iniciativas para mitigar os problemas relacionados à água.
Reflexão sobre como os alunos podem se envolver em ações que promovam a conservação da água e a melhoria das condições urbanas.
Apresentação Criativa:
Cada grupo apresenta seu mapa conceitual e discute como as problemáticas da água estão interligadas com as condições de vida e a dinâmica populacional.
MATERIAL:Material Seduc 3º Corte, Aula 13.
TEXTO
(Brasília, 06/06/2017) – Cerca de 6 bilhões de pessoas viverão em cidades sem água suficiente até 2050, se não houver uma mudança significativa no padrão atual de consumo e na gestão das águas. À medida que a população cresce, aumenta a necessidade de abastecimento e de saneamento. Nesse contexto, a América Latina tem papel importante, já que reúne cerca de um terço das fontes de água do planeta e possui, entre outras, a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica. Apesar disso, a irregularidade no abastecimento de água e no saneamento básico faz com que esses serviços muitas vezes não cheguem àqueles que precisam. O panorama das águas na América Latina é tema da segunda matéria da série sobre os desafios relacionados à água. Em toda a América Latina, a contaminação das fontes de água é uma ameaça constante. Agricultura, mineração e esgoto doméstico são as principais fontes de poluição. Somente 5 por cento do esgoto recebe algum tipo de tratamento antes de ser devolvido ao meio ambiente, estima a Rede Waterlat. Aprender a reutilizar a água, especialmente no setor agrícola, que é o maior consumidor de água do mundo, é uma das soluções para amenizar a crise hídrica. Brasil, Colômbia e Peru encabeçam a lista de países que contam com a maior quantidade de água da América Latina, segundo o Global Water Partnership (GWP). Mas não significa que haja água para todos. Em Lima, São Paulo e Cidade do México, por exemplo, a demanda pelo recurso é grande e parte da água potável é desperdiçada pelo uso ineficiente e instalações precárias, agravando a crise hídrica que se anuncia. Segundo estudo do Banco Mundial, o alto desperdício de água tratada e a poluição dos rios, lagos e fontes latino-americanas limitam a disponibilidade de água para o consumo humano, para a agricultura e a indústria. A cultura predominante é do desperdício e os bairros com maior renda são os que desperdiçam mais água em comparação com bairros pobres, onde a escassez de água é muito comum. A conservação da água representa, além da reutilização, a experiência dos setores, a redução de riscos à saúde e o compartilhamento das responsabilidades – que vai dos profissionais que atuam na área aos usuários.
(Brasília, 06/06/2017) – Cerca de 6 bilhões de pessoas viverão em cidades sem água suficiente até 2050, se não houver uma mudança significativa no padrão atual de consumo e na gestão das águas. À medida que a população cresce, aumenta a necessidade de abastecimento e de saneamento. Nesse contexto, a América Latina tem papel importante, já que reúne cerca de um terço das fontes de água do planeta e possui, entre outras, a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica. Apesar disso, a irregularidade no abastecimento de água e no saneamento básico faz com que esses serviços muitas vezes não cheguem àqueles que precisam. O panorama das águas na América Latina é tema da segunda matéria da série sobre os desafios relacionados à água. Em toda a América Latina, a contaminação das fontes de água é uma ameaça constante. Agricultura, mineração e esgoto doméstico são as principais fontes de poluição. Somente 5 por cento do esgoto recebe algum tipo de tratamento antes de ser devolvido ao meio ambiente, estima a Rede Waterlat. Aprender a reutilizar a água, especialmente no setor agrícola, que é o maior consumidor de água do mundo, é uma das soluções para amenizar a crise hídrica. Brasil, Colômbia e Peru encabeçam a lista de países que contam com a maior quantidade de água da América Latina, segundo o Global Water Partnership (GWP). Mas não significa que haja água para todos. Em Lima, São Paulo e Cidade do México, por exemplo, a demanda pelo recurso é grande e parte da água potável é desperdiçada pelo uso ineficiente e instalações precárias, agravando a crise hídrica que se anuncia. Segundo estudo do Banco Mundial, o alto desperdício de água tratada e a poluição dos rios, lagos e fontes latino-americanas limitam a disponibilidade de água para o consumo humano, para a agricultura e a indústria. A cultura predominante é do desperdício e os bairros com maior renda são os que desperdiçam mais água em comparação com bairros pobres, onde a escassez de água é muito comum. A conservação da água representa, além da reutilização, a experiência dos setores, a redução de riscos à saúde e o compartilhamento das responsabilidades – que vai dos profissionais que atuam na área aos usuários.
Ideias Centrais
1. Crescimento Populacional e Necessidade de Água:
"Cerca de 6 bilhões de pessoas viverão em cidades sem água suficiente até 2050, se não houver uma mudança significativa no padrão atual de consumo e na gestão das águas."
Relação com a População: O aumento da população nas cidades gera uma demanda crescente por abastecimento de água e saneamento.
2. Importância da América Latina nas Fontes de Água:
"A América Latina tem papel importante, já que reúne cerca de um terço das fontes de água do planeta e possui, entre outras, a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica."
Relação com a Estrutura: Apesar da abundância de recursos hídricos, a gestão inadequada e a distribuição desigual comprometem o acesso à água.
3. Irregularidade no Abastecimento e Saneamento:
"A irregularidade no abastecimento de água e no saneamento básico faz com que esses serviços muitas vezes não cheguem àqueles que precisam."
Condições de Vida: A falta de acesso a água potável e saneamento básico afeta diretamente a qualidade de vida da população, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
4. Contaminação das Fontes de Água:
"A contaminação das fontes de água é uma ameaça constante. Agricultura, mineração e esgoto doméstico são as principais fontes de poluição."
Desafios Ambientais: A poluição das fontes de água limita a disponibilidade de água limpa para consumo humano e para a agricultura.
5. Desperdício de Água:
"Parte da água potável é desperdiçada pelo uso ineficiente e instalações precárias, agravando a crise hídrica que se anuncia."
Desigualdade no Consumo: A cultura do desperdício é mais prevalente em bairros de maior renda, enquanto os bairros pobres enfrentam escassez de água.
6. Soluções para a Crise Hídrica:
"Aprender a reutilizar a água, especialmente no setor agrícola, que é o maior consumidor de água do mundo, é uma das soluções para amenizar a crise hídrica."
Ações Necessárias: A conservação da água e a reutilização são essenciais para enfrentar a crise hídrica e garantir o acesso à água para todos.
7. Responsabilidade Coletiva:
"A conservação da água representa, além da reutilização, a experiência dos setores, a redução de riscos à saúde e o compartilhamento das responsabilidades."
Importância da Colaboração: A gestão da água deve envolver a colaboração entre profissionais da área e usuários, promovendo uma cultura de responsabilidade compartilhada.
Avaliação formativa através da participação nas discussões em grupo e nas atividades práticas.
Possibilidade de um trabalho escrito ou projeto sobre um aspecto específico das problemáticas relacionadas à água nas grandes cidades latino-americanas como avaliação final.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA
FLEXIBILIZADA🎒Avaliar a compreensão dos alunos sobre as problemáticas relacionadas à água nas grandes cidades latino-americanas.
Permitir que os alunos demonstrem seu conhecimento de maneiras que se adequem às suas habilidades e estilos de aprendizagem.